top
Tipos de Câncer

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Os Pulmões

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/09/2014 - Data de atualização: 15/12/2016


Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos; o pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.

Quando uma pessoa inspira, o ar entra pela boca ou nariz e chega até os pulmões através da traqueia. A traqueia se divide nos chamados brônquios, que por sua vez se subdividem em ramos menores denominados bronquíolos. No final dos bronquíolos existem pequenos sacos de ar denominados alvéolos.

Vasos sanguíneos minúsculos passam pelos alvéolos. Eles absorvem o oxigênio do ar inalado para a corrente sanguínea e liberam o dióxido de carbono do corpo para dentro dos alvéolos. O dióxido de carbono que é uma substância tóxica para o organismo é retirado do corpo no momento da expiração. Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões.



Um revestimento fino denominado pleura envolve os pulmões. A pleura protege os pulmões e os ajuda a deslizar dentro da caixa torácica à medida que se expandem e contraem durante a respiração.

Debaixo dos pulmões, um músculo em forma de cúpula, denominado diafragma separa o tórax do abdome. Quando a pessoa respira, o diafragma se move para cima e para baixo, forçando o ar para dentro e para fora dos pulmões.

Fonte: American Cancer Society (16/05/2016)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive