Tratamento do câncer de glândulas salivares por estágio

As opções de tratamento para o câncer de glândulas salivares dependem principalmente do estadiamento da doença. Mas, outros fatores, como a possibilidade de desenvolvimento e disseminação do tumor e o estado de saúde geral do paciente, também podem ser importantes.
 
Estágio I
 
Esses tumores são pequenos e estão contidos na glândula salivar. Se você tem um câncer de glândula salivar estágio I, provavelmente será indicada cirurgia para remover parte ou a totalidade da glândula salivar.
 
A radioterapia pode ser indicada após a cirurgia, se você tem um câncer de grau intermediário ou alto ou um carcinoma adenoide cístico, se o tumor não pode ser totalmente removido ou se as margens da área retirada contém células cancerígenas.
 
Estágio II
 
Os cânceres de glândulas salivares estágio II são maiores, mas ainda estão confinados à glândula salivar. A cirurgia, também, é o principal tipo de tratamento, porém esta pode ser mais extensa do que para os tumores estágio I. Também podem ser retirados os linfonodos do pescoço do mesmo lado do tumor.
 
Se o tumor é de grau intermediário ou alto ou um carcinoma adenoide cístico, se não puder ser completamente removido e se as margens da amostra retirada contêm células cancerígenas pode ser indicada a radioterapia para destruir possíveis células remanescentes da cirurgia.
 
A radioterapia pode ser uma opção como o principal tratamento se a cirurgia potencialmente puder provocar sérios problemas com a alimentação, fala ou aparência e para pacientes que se recusam a fazer a cirurgia. Mas, não está claro se a radioterapia tem a mesma probabilidade de curar a doença, como a cirurgia.
 
Estágio III e IVA
 
Esses tumores são ainda maiores e/ou estão se desenvolvendo fora da glândula salivar ou já atingiram os linfonodos do pescoço.
 
Se possível, será realizada uma cirurgia mais extensa, com retirada da glândula salivar que contém o tumor, tecidos adjacentes e todos os linfonodos do pescoço. Para tumores de baixo grau este pode ser o único tratamento necessário, desde que todo o tumor possa ser removido. Mas, em muitos casos, a cirurgia é seguida por radioterapia. Também pode ser realizada quimioterapia, mas ainda está sendo estudada a sua utilidade.
 
A radioterapia com (ou sem) quimioterapia pode ser administrada como o tratamento principal, se a cirurgia não for uma boa opção, por exemplo, se a remoção cirúrgica do tumor poderia provocar problemas com a alimentação, fala ou aparência.
 
Estágio IVB
 
Os cânceres de glândulas salivares estágio IV são mais difíceis de serem curados, especialmente se o tumor se disseminou para outros órgãos.
 
Alguns desses tipos de câncer podem ser tratados com cirurgia, desde que todo o tumor possa ser removido. Isso seria seguido, possivelmente, por radioterapia e quimioterapia.
 
Mas, na maioria das vezes, a radioterapia é realizada como tratamento principal para tentar reduzir o tamanho do tumor, aliviar a dor, sangramento ou outros sintomas provocados pela doença. Isso pode ser combinado com a quimioterapia. Se a doença se disseminou para outros órgãos, a quimioterapia ou a terapia-alvo pode reduzir ou retardar o crescimento do tumor por um determinado tempo e ajudar a aliviar os sintomas.
 
Como esses tipos de cânceres são difíceis de serem tratados, uma opção seria participar de um estudo clínico com novos medicamentos.
 
Tratamento da Recidiva
 
Quando a doença retorna após o tratamento é denominada recidiva. A recidiva pode ser local ou à distância (para outros órgãos).
 
As opções de tratamento disponíveis dependem da localização, da extensão da doença e dos tipos de tratamento que foram realizados no tratamento inicial. É importante compreender o objetivo de qualquer tratamento adicional, se é curativo ou para ajudar a aliviar os sintomas, bem como os riscos e benefícios.
 
Se o tumor é operável, a cirurgia é geralmente, a opção escolhida. Muitas vezes seguida de radioterapia, isto é, se não foi administrada inicialmente.
 
Se a doença recidiva no local onde se iniciou, mas não é operável, a radioterapia pode ser uma opção de tratamento. A quimioterapia pode ser realizada de forma isolada ou junto com a radioterapia.
 
As metástases são geralmente tratadas com quimioterapia ou terapia-alvo. Em alguns casos, outros tratamentos, como cirurgia ou radioterapia podem ser realizados para ajudar a aliviar os sintomas da disseminação da doença.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho