Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ONG cria banco de perucas gratuito para mulheres em tratamento quimioterápico

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/09/2019 - Data de atualização: 09/09/2019


A contadora Maria Tereza foi uma das primeiras mulheres a ganharem uma peruca pelo novo serviço Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo

Na última terça-feira o Instituto COI , organização que promove pesquisas clínicas no campo da oncologia , inaugurou, em parceria com a ONG Cabelegria , um banco de perucas em sua sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A iniciativa, que tem como madrinha a atriz Giovanna Antonelli , possibilita que qualquer mulher em tratamento quimioterápico possa adquirir perucas sem custo .

— Não precisa de pesquisa para saber o quanto é importante o acolhimento e a autoestima para uma paciente que está tratando um câncer. O diferencial deste banco é que é possível experimentar a peruca antes de levá-la — destaca Charles Souleyman, presidente do instituto.

A previsão é atender 60 pacientes por mês. O espaço foi montado para parecer uma butique e tem diversas opções de perucas, todas feitas a partir de cabelo humano doado. Xampus e condicionadores específicos para a manutenção dos fios também são disponibilizados.

Para ter direito de escolher e levar o acessório, a mulher deve apresentar laudo médico comprovando que está em um tratamento contra o câncer.

A contadora Maria Tereza Gonçalves, de 55 anos, que trata um câncer de mama, foi uma das primeiras beneficiadas pelo Banco de Perucas. Com a cabeça raspada devido à quimioterapia, ela conta que uma peruca curta, feita de cabelo natural, custa em torno de R$ 3.800, valor que considera alto para a maioria das pessoas.

— O homem fica sem cabelo numa boa, mas a mulher, não. O cabelo é a nossa moldura. Quando você se vê completamente careca, é complicado, é triste; você chora demais. A peruca ajuda muito na autoestima — diz.

O serviço também conta com outras duas parcerias: o Banco de Lenços Flavia Flores e o Instituto Guiando Estrelas, que faz doação de turbantes.

O Banco de Perucas fica na Avenida das Américas 6.205, sala 202. Pode-se entrar em contato pelo e-mail bancodeperucas@institutocoi.org ou pelo número WhatsApp (21) 99344-5457.

Fonte: O Globo

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive