Onde os medicamentos devem ser guardados?

Você armazena seus medicamentos corretamente? Vamos conferir?
 
Então responda abaixo, onde você armazena seus medicamentos?

      (  ) Armário da cozinha.
      (  ) Armário longe do calor e umidade.
      (  ) Armário do banheiro.

Se você respondeu "armário longe do calor e umidade”, parabéns! Você está armazenando corretamente.

Mas, se você respondeu que armazena na cozinha ou no banheiro... está na hora de saber que o calor gerado na cozinha e a umidade do banheiro podem alterar as características do seu medicamento e aí ele pode perder a eficácia e não exercer o efeito desejado.

Alerta - Deixar o medicamento no interior do carro por longos períodos exposto ao sol também não é bom. O calor gerado no interior do carro pode ser superior a 30o C e provocar alterações no medicamento.

Ao manter seus medicamentos em um mesmo local (seguro!) fica mais fácil verificar periodicamente a validade dos mesmos. O ideal é que você faça essa verificação a cada 6 meses. Você sabe onde fica a informação de validade? Veja exemplo na figura abaixo:

Na caixa, a validade normalmente fica localizada em uma das abas

Validade de medicamentos

No frasco do medicamento líquido, além da informação na caixa você pode vê-la localizada no rótulo

medicamentos - validade

No blister dos comprimidos e cápsulas é um pouco mais difícil de visualizar, se precisar, solicite auxílio.



Entendendo o significado das informações:

L = Lote
F = Data de Fabricação
V = Validade

Dicas:

  • Mantenha seus medicamentos na embalagem original, assim você sempre poderá verificar a validade de seu medicamento e o lote de fabricação.
  • Por que deve saber o lote de fabricação? Se houver qualquer problema com seu medicamento, ao entrar em contato com o SAC do fabricante (serviço de atendimento ao consumidor), eles precisarão saber o lote de fabricação. Somente assim poderão verificar o motivo da reação adversa ou da alteração detectada no medicamento.
  • A data de validade informa até quando seu medicamento será efetivo. Após essa data, ele poderá não fazer mais o efeito desejado ou provocar efeitos indesejáveis. Não use medicamento vencido!

Colírio normalmente tem duas validades:

  • Validade escrita na embalagem - Deve ser considerada enquanto o frasco estiver fechado, antes de iniciar o uso.
  • Validade escrita na bula - Será considerada após a abertura e uso do medicamento. Por exemplo, na bula vem escrito assim: após aberto, válido por 30 dias. Então você só deve utilizar o medicamento durante esses 30 dias, após esse prazo você deve descartá-lo, mesmo que a validade na embalagem esteja distante. Isso porque os colírios são produtos estéreis (livre de microorganismos) e após a abertura não consegue manter-se estéril por muito tempo.

Como armazenar os medicamentos que necessitam permanecer refrigerados (termolábil)?

Alguns medicamentos precisam ser armazenados em geladeira com faixa de temperatura entre 20C - 80C. Ao retirá-lo na farmácia, o farmacêutico deve informá-lo se o medicamento deve ser armazenado em geladeira.

Esse tipo de medicamento requer transporte em caixa térmica, por exemplo caixa de isopor, com gelo reutilizável. Esse gelo manterá a temperatura ideal (20C - 80C) durante o transporte.

Chegando em casa, retire o medicamento do interior da caixa de isopor e coloque-o em um local seguro dentro da geladeira (Nunca no freezer ou congelador!).

Lembre-se que as prateleiras da geladeira oferecem diferentes temperaturas. As prateleiras mais baixas mantêm temperaturas mais altas, ou seja, é o local mais quente da geladeira. Já as prateleiras de cima mantêm a temperatura mais fria. Escolha as prateleiras de cima.

Evite colocá-lo muito próximo da parede dos fundos da geladeira (pode congelar seu medicamento!).

Evite colocar o medicamento na porta.

Mantenha seu gelo reutilizável no congelador. Se houver queda de energia por período superior a 30 min você poderá armazenar o seu medicamento na caixa de isopor com o gelo até que a energia se restabeleça.

Você mantêm seus medicamentos fora do alcance e da visão de crianças e adolescentes?

Em 2012 foram registrados no Brasil mais de 8.000 casos de intoxicação por medicamento em crianças menores de 4 anos. Na faixa etária de 5 a 9 anos foram mais de 2.000 casos.

Lembre-se - Se há crianças que residem ou frequentam sua casa, guarde seus medicamentos fora do alcance e da vista das crianças. Evite a ingestão por acidente.

Fontes:

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho