Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Onde os medicamentos devem ser guardados?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/08/2015 - Data de atualização: 16/08/2015


Você armazena seus medicamentos corretamente? Vamos conferir?
 
Então responda abaixo, onde você armazena seus medicamentos?

      (  ) Armário da cozinha.
      (  ) Armário longe do calor e umidade.
      (  ) Armário do banheiro.

Se você respondeu "armário longe do calor e umidade”, parabéns! Você está armazenando corretamente.

Mas, se você respondeu que armazena na cozinha ou no banheiro... está na hora de saber que o calor gerado na cozinha e a umidade do banheiro podem alterar as características do seu medicamento e aí ele pode perder a eficácia e não exercer o efeito desejado.

Alerta - Deixar o medicamento no interior do carro por longos períodos exposto ao sol também não é bom. O calor gerado no interior do carro pode ser superior a 30o C e provocar alterações no medicamento.

Ao manter seus medicamentos em um mesmo local (seguro!) fica mais fácil verificar periodicamente a validade dos mesmos. O ideal é que você faça essa verificação a cada 6 meses. Você sabe onde fica a informação de validade? Veja exemplo na figura abaixo:

Na caixa, a validade normalmente fica localizada em uma das abas

Validade de medicamentos

No frasco do medicamento líquido, além da informação na caixa você pode vê-la localizada no rótulo

medicamentos - validade

No blister dos comprimidos e cápsulas é um pouco mais difícil de visualizar, se precisar, solicite auxílio.



Entendendo o significado das informações:

L = Lote
F = Data de Fabricação
V = Validade

Dicas:

  • Mantenha seus medicamentos na embalagem original, assim você sempre poderá verificar a validade de seu medicamento e o lote de fabricação.
  • Por que deve saber o lote de fabricação? Se houver qualquer problema com seu medicamento, ao entrar em contato com o SAC do fabricante (serviço de atendimento ao consumidor), eles precisarão saber o lote de fabricação. Somente assim poderão verificar o motivo da reação adversa ou da alteração detectada no medicamento.
  • A data de validade informa até quando seu medicamento será efetivo. Após essa data, ele poderá não fazer mais o efeito desejado ou provocar efeitos indesejáveis. Não use medicamento vencido!

Colírio normalmente tem duas validades:

  • Validade escrita na embalagem - Deve ser considerada enquanto o frasco estiver fechado, antes de iniciar o uso.
  • Validade escrita na bula - Será considerada após a abertura e uso do medicamento. Por exemplo, na bula vem escrito assim: após aberto, válido por 30 dias. Então você só deve utilizar o medicamento durante esses 30 dias, após esse prazo você deve descartá-lo, mesmo que a validade na embalagem esteja distante. Isso porque os colírios são produtos estéreis (livre de microorganismos) e após a abertura não consegue manter-se estéril por muito tempo.

Como armazenar os medicamentos que necessitam permanecer refrigerados (termolábil)?

Alguns medicamentos precisam ser armazenados em geladeira com faixa de temperatura entre 20C - 80C. Ao retirá-lo na farmácia, o farmacêutico deve informá-lo se o medicamento deve ser armazenado em geladeira.

Esse tipo de medicamento requer transporte em caixa térmica, por exemplo caixa de isopor, com gelo reutilizável. Esse gelo manterá a temperatura ideal (20C - 80C) durante o transporte.

Chegando em casa, retire o medicamento do interior da caixa de isopor e coloque-o em um local seguro dentro da geladeira (Nunca no freezer ou congelador!).

Lembre-se que as prateleiras da geladeira oferecem diferentes temperaturas. As prateleiras mais baixas mantêm temperaturas mais altas, ou seja, é o local mais quente da geladeira. Já as prateleiras de cima mantêm a temperatura mais fria. Escolha as prateleiras de cima.

Evite colocá-lo muito próximo da parede dos fundos da geladeira (pode congelar seu medicamento!).

Evite colocar o medicamento na porta.

Mantenha seu gelo reutilizável no congelador. Se houver queda de energia por período superior a 30 min você poderá armazenar o seu medicamento na caixa de isopor com o gelo até que a energia se restabeleça.

Você mantêm seus medicamentos fora do alcance e da visão de crianças e adolescentes?

Em 2012 foram registrados no Brasil mais de 8.000 casos de intoxicação por medicamento em crianças menores de 4 anos. Na faixa etária de 5 a 9 anos foram mais de 2.000 casos.

Lembre-se - Se há crianças que residem ou frequentam sua casa, guarde seus medicamentos fora do alcance e da vista das crianças. Evite a ingestão por acidente.

Fontes:

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive