Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncologista explica prevenção do coronavírus em pacientes com câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/04/2020 - Data de atualização: 13/04/2020


O médico oncologista Alexandre Ferreira Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), explicou à CNN, nesta sexta-feira (10), que pacientes em tratamento contra câncer devem redobrar os cuidados com higiene para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

A atenção maior deve ser com os idosos que fazem tratamento contra câncer. "Uma das preocupações em relação a esse pacientes é que muitos são idosos e a gente sabe que a letalidade do vírus é maior nessas pessoas", afirmou. "Dois terços dos pacientes com câncer são acima dos 60 anos, e muitos deles apresentam comorbidades, que associadas a um tratamento levam uma imunossupressão acentuada", completou.

O especialista ainda ressaltou que o tratamento contra o câncer não deve ser interrompido, orientou que acompanhantes sejam evitados e, quando possível, que o paciente faça a opção por consultas por teleconferência. "No passado, nós tivemos um pouco de recuo em aceitar a telemedicina, até por questões de ser implantada de maneira correta, mas agora vamos ter que lançar mão desses recurso para atender esses pacientes adequadamente", avaliou.

Oliveira ainda citou que "o câncer não para" e, por conta disso, uma solução estaria nos hospitais COVID-Free. A medida foi utilizada na Itália e consiste em reservar hospitais para pacientes em tratamento oncológico e para os quais pessoas com a COVID-19 não seriam encaminhadas. "Eventualmente, se esses leitos precisarem ser usados, logicamente serão. Mas isso garante a segurança da equipe que está cuidando desses pacientes", explica.

Fonte: CNN Brasil

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive