Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia se reúne com equipe de transição do governo federal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/12/2022 - Data de atualização: 08/12/2022


O Oncoguia, ao lado de outras 20 organizações de patologias e movimentos sociais que compõem o Conselho Nacional de Saúde, entregaram documento à equipe de transição do governo federal e sugeriram prioridades de atenção na saúde pública para a nova gestão do Ministério da Saúde.

A reunião contou com a participação dos seguintes membros da equipe de transição: Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde; Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional da Saúde; Lúcia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde; e Maria do Socorro de Souza, pesquisadora da Fiocruz.

Representados pela coordenadora de advocacy do Oncoguia e conselheira nacional de saúde, Helena Esteves, o Oncoguia apresentou as prioridades que para a oncologia:

  • Primeiro de tudo, precisamos priorizar o câncer! Estamos falando da 2ª maior causa de mortes no país e prioridade para 63% da população; acreditamos que através da revisão da Política Oncológica e criação de um Programa Nacional do Câncer, que implemente as ações da Política, integrando atenção primária e média e alta complexidade, teremos a efetiva priorização que a oncologia precisa. 
  • Para que isso seja possível, é necessário um orçamento adequado! Precisamos reconstituir o orçamento para ações de combate e controle do câncer, e fazer isso de forma transparente com rubrica única para a oncologia, para que exista clareza sobre todos os recursos alocados na área.
  • E por fim: isso tudo deve ser feito com transparência e participação social, em todos os aspectos da política oncológica (e da saúde)! Desde escuta à sociedade civil, fortalecimento e ampliação do Consinca, identificação de gargalos e definição de próximos passos. 

Apresentamos essas prioridades e entregamos em mãos a nossa Proposta Por uma Oncologia Mais Atual e Justa para a equipe de transição. Também estiveram presentes entidades parceiras na luta contra o câncer, como a Abrale, ACBG e Femama, todas parte do Movimento TJCC. 

Agradecemos a cada membro da equipe por ter nos recebido e possibilitado que a voz do paciente fosse parte deste processo de transição. 

Confira na íntegra o documento elaborado pelas entidades presentes e entregue à equipe de transição.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive