Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia recebe dossiês oncológicos submetidos à Conitec

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/07/2018 - Data de atualização: 25/07/2018


O que houve?
 

A CONITEC é órgão responsável por avaliar aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança de tecnologias em saúde, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes, e recomendar sua incorporação ou não ao SUS.   Desde que a CONITEC foi criada, temos identificado um desalinhamento entre suas avaliações e o entendimento da comunidade médica nacional. 

A partir de uma análise sobre as causas desse desalinhamento, o Instituto Oncoguia apresentou publicamente 6 propostas objetivando garantir mais transparência, credibilidade e legitimidade social ao processo de incorporação de tecnologias no SUS.  

Uma das propostas é que o Ministério da Saúde faça a divulgação integral dos documentos que acompanham os requerimentos de submissão à CONITEC, conhecidos como "dossiê”, logo que protocolados pelo demandante.  Atendendo a pedido formulado pelo Instituto Oncoguia via lei de acesso à informação, o Ministério da Saúde encaminhou os dados relativos aos dossiês submetidos à CONITEC.

Este acesso aos dossiÊs mostra que a informação pode estar disponível ao demandante, mediante solicitação formal, mesmo antes de implementada a desejada transparência neste processo pelo Ministério da Saúde. 

Entendemos que quanto mais transparente for o processo, mais legítimo e confiável ele será. A divulgação integral dos dossiês permite que todos os segmentos sociais possam se familiarizar com a proposta de incorporação, avaliar a qualidade das evidências, amadurecer seu entendimento sobre o assunto, participar de forma mais qualificada do processo de tomada de decisões e, em última instância, exercer o controle social. 

Neste contexto, o Instituto Oncoguia sugere que os interessados acessem o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, para requerer tais informações ao Ministério da Saúde.
 
E agora?

Esperamos que, em breve, a CONITEC passe a divulgar espontânea e ativamente todos os dossiês que lhe forem submetidos logo no início do processo. Enquanto isso não ocorre, o Instituto Oncoguia irá monitorar periodicamente as novas submissões relacionadas à Oncologia, com base na Lei de Acesso à Informação. Estimulamos que outros grupos sociais, que atuam em outras especialidades da saúde, também o façam. Isso, de certa forma, poderá estimular que a CONITEC divulgue antecipadamente os dossiês no fluxo ordinário do processo de avaliação de tecnologias. 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive