top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia recebe comunicado de IBCC quanto ao funcionamento do PA

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2016 - Data de atualização: 24/08/2016


O que houve?
 
Nos últimos dias, o Instituto Oncoguia passou a receber demanda crescente de pacientes oncológicos tratados no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), a respeito de um comunicado emitido pelo IBCC com o seguinte conteúdo: "A partir do dia 1° de setembro serão encerrados os serviços de atendimento em urgência oncológica no setor de Pronto Atendimento (PA) para os beneficiados do SUS. Em casos de intercorrências, o paciente deve se dirigir a um Pronto Atendimento de sua região”.

Assim que tomou conhecimento do comunicado, o Oncoguia enviou uma série de questionamentos ao IBCC, que prontamente os respondeu, deixando claro que não haverá nenhum interrupção no pronto atendimento para pacientes em tratamento na Instituição. Esclareceu que o conteúdo do comunicado apenas se direcionava a pacientes oncológicos tratados em outros hospitais.
 
Confira a íntegra das perguntas (do Oncoguia) e respostas (do IBCC):
 
Esclarecimento inicial IBCC - O IBCC é um hospital privado, sem fins lucrativos e prestador de serviços oncológicos mediante convênio com a Prefeitura de São Paulo (SUS). As consultas do SUS são realizadas via agenda regulada, controlada pela Secretaria da Saúde, e na ordem de agendamento. Vale destacar, que o IBCC é UNACON, em que oferece um serviço de alta complexidade em Oncologia com Radioterapia para atender as seguintes especialidades médicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Mastologia, Ginecologia, cânceres de Cabeça e Pescoço, Urologia e cânceres de Pele, onde são atendidos pacientes com câncer.            
    
Instituto Oncoguia - A conduta adotada pelo IBCC foi apoiada pela Prefeitura de São Paulo?
 
 
IBCC - O IBCC mantém a contratualização com a Prefeitura de São Paulo sem nenhuma alteração com as regulamentações pactuadas. A prestação de serviço ao SUS é realizada de forma adequada, lembrando que o hospital é um prestador de serviço oncológicos mediante convênio com o SUS. A cada trimestre o IBCC faz prestação de contas das metas quantitativas e indicadores qualitativos avaliados pela comissão da coordenação especializada da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Instituto Oncoguia - Qual o motivo que levou o IBCC a suspender os atendimentos de urgência?    
      
IBCC - O IBCC nunca fez parte da rede de atendimento de urgência/ emergência da Secretaria Municipal da Saúde. Nosso Pronto Atendimento não é e nem pode ser um Pronto Socorro. Estamos apenas esclarecendo aos usuários que o Pronto Atendimento em nossa Unidade deve ser apenas realizado aos pacientes do IBCC, durante seus atendimentos ambulatoriais, se necessário.
 
Instituto Oncoguia - Os pacientes oncológicos em tratamento no IBCC continuarão recebendo atendimento ambulatorial e hospitalar naquele hospital?        

           
IBCC - Sim. O IBCC não deixou e nem deixará de cumprir com a regras que regem o contrato com a SMS, não tendo modificação na assistência prestada ao paciente, esta que permanece segundo pactuação e encaminhamento via agenda regulada.
 
Instituto Oncoguia - Novos pacientes oncológicos serão encaminhados para o IBCC via regulação?
              
IBCC - Em paralelo ao esclarecimento do Pronto Atendimento, informamos que foi estabelecido um pacto de 3 meses com a SMS para remanejamento de novas consultas do SUS. O motivo é a alta taxa de ocupação em todos os setores e especialidades e o atendimento acima das cotas pactuadas. O objetivo é manter a excelência no tratamento dos usuários que já estão no IBCC e não deixar de cumprir nenhuma cláusula estabelecida em contrato, inclusive a manutenção do cumprimento da lei dos 60 dias. O IBCC em momento algum deixará de fazer atendimento aos pacientes SUS, que hoje representa mais de 70% das internações.  
 
Instituto Oncoguia - Considerando que a Portaria 140/14 do Ministério da Saúde obriga o serviço habilitado em oncologia a possuir serviço de pronto atendimento para os pacientes em tratamento na instituição, como será direcionado o pronto atendimento para esses pacientes (em tratamento)?                         
 
IBCC - Todos os pacientes do IBCC continuarão com a devida assistência do Hospital. O Pronto Atendimento é destinado para pacientes que se encontram em tratamento oncológico no IBCC e apresentam intercorrências oncológicas, seja de natureza clínica ou cirúrgica. Assim, continuarão normais os serviços de Pronto Atendimento para pacientes são do IBCC.
 
Instituto Oncoguia - Que orientação devemos dar aos pacientes impedidos de utilizarem o serviço de pronto atendimento no IBCC?
 
IBCC - O IBCC em nenhum momento incorrerá na omissão de socorro, porém, é importante esclarecer que por meio legal e contratual, o Pronto Atendimento do IBCC é destinado a atender intercorrências de pacientes oncológicos que se tratam na instituição. Deste modo o hospital não é referência de Pronto Atendimento do SUS, não podendo atender usuários que não sejam pacientes IBCC e nem intercorrências que não sejam de natureza oncológica. Esta medida visa orientar quanto a forma de atendimento do IBCC aos usuários do SUS e quanto a sua complexidade e forma de encaminhamento.
 
Instituto Oncoguia - Considerando ainda a Portaria 140/14, caso o serviço deixe de oferecer pronto atendimento, sua habilitação para atendimento oncológico no SUS será cancelada?
 
IBCC - Conforme informado em respostas anteriores, o atendimento oferecido pelo IBCC é exclusivo em Oncologia, prezando pela sua complexidade. O Hospital permanecerá com sua habilitação para atendimento oncológico ao SUS normalmente, respeitando o encaminhamento via agenda regulada.

 E agora?

Todos os pacientes do IBCC continuarão com a devida assistência do Hospital, incluindo o serviço de PA. O Pronto Atendimento do IBCC se destinará a atender intercorrências de pacientes oncológicos que se tratam na instituição, uma vez que o hospital não é referência de Pronto Atendimento do SUS, não podendo atender usuários que não sejam pacientes IBCC e nem intercorrências que não sejam de natureza oncológica. 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive