Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia promove Fórum sobre Políticas de Saúde em Oncologia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


Tecnologia, humanização e acesso. É dentro desse cenário de grandes avanços tecnológicos existentes no mundo do câncer e seus desafios para que se tornem acessíveis, e incluindo  questões essenciais da relação médico-paciente, que o 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia irá acontecer, promovido pelo Instituto Oncoguia, nos dias 8 e 9 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A data não foi escolhida por acaso: 8 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o que torna ainda mais relevante a oportunidade de chamar a atenção para os graves problemas enfrentados pelos pacientes no país.

"Temos conquistas importantes na área da Oncologia, muitos avanços tecnológicos, mas que em muitos casos de nada adiantam, se  não acontecem na prática ou não estão acessíveis a quem mais importa, os pacientes”, alerta a presidente do Instituto Oncoguia, a psico-oncologista e especialista em Bioética, Luciana Holtz de Camargo Barros.

O Fórum tratará do grave problema da regulação dos serviços de saúde, nos quais pessoas com sinais e sintomas com câncer ficam perdidas ou são encaminhadas de um lado pro outro sem resolutividade, e também da longa fila de espera para o inicio do tratamento, apesar da Lei dos 60 dias. "A epidemia de câncer está chegando e não estamos preparados, precisamos melhorar urgentemente a infraestrutura para diagnosticar e tratar a doença e discutir ainda questões básicas como a humanização do tratamento, que parece estar esquecida”, observa a presidente do Instituto Oncoguia.

Durante o Fórum, que tem inscrições gratuitas e vagas limitadas, estarão reunidos em Brasília os mais diversos atores envolvidos com a temática do câncer, como órgãos de governo, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec),  a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e representantes de empresas e da indústria farmacêutica, de operadoras de planos de saúde, pesquisadores, ONGs, parlamentares, entre outros.

A senadora Ana Amélia Lemos, com forte atuação em favor dos pacientes com câncer, fará a abertura do evento junto com Luciana Holtz. Nesse dia, serão temas prioritários das discussões: Tecnologia, Humanização e Acesso; A Epidemia Câncer: Combatendo de forma Transversal; Temos que tirar os pacientes com sinais e sintomas de câncer da fila! Como podemos ter uma regulação eficiente e transparente?; Conhecendo o fluxo regulatório da descoberta de uma nova molécula até termos um medicamento acessível ao paciente; e Desafios para o aprimoramento do processo de aprovação da pesquisa clínica e do o registro de uma nova tecnologia.

No dia 9, serão os principais temas: Acesso ao tratamento no SUS: barreiras e defasagens; Infraestrutura ideal para garantirmos um tratamento humanizado, rápido e atual: teoria e prática; Saúde Suplementar: desafios e realidades; e O paciente com câncer e seus direitos: como garanti-los? Todos os temas foram definidos a partir de um criterioso diagnóstico feito pelo Instituto Oncoguia com base em seus programas de atendimento a suporte ao paciente, além do contínuo acompanhamento das políticas públicas brasileiras de atenção oncológica.

Sobre o Instituto Oncoguia - Associação civil sem fins lucrativos fundada em novembro de 2009, o Instituto Oncoguia existe para defender e garantir os direitos dos pacientes com câncer. Com a missão de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização e apoio, a entidade tem os seguintes objetivos estratégicos: disponibilizar informação de qualidade para o paciente, seus familiares e população em geral; educar a população e o paciente com câncer sobre a importância do autocuidado em saúde, bem estar, qualidade de vida e cidadania; empoderar a população e os pacientes com câncer, dando voz e oferecendo apoio e suporte às suas principais necessidades; promover e facilitar o acesso do paciente com câncer aos seus direitos; e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao câncer, engajando parlamentares e gestores em prol da causa. Para saber mais: www.oncoguia.org.br

Serviço

5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia
Data: 08 e 09 de abril de 2015
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Auditório Nereu Ramos
Endereço: Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes – Brasília/DF
Inscrições: Gratuitas - Faça sua inscrição

Contatos com a Imprensa

Denise Lima – 11 99611.7381
Luciana Garbelini – 11 99292.2131
Oficina da Palavra – 11 3289.2139


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive