No dia 11 de agosto, a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, participou do evento on-line “Diálogos Estadão Think: Oncologia em tempos de pandemia”. Luciana falou sobre a pesquisa do Oncoguia “impactos do coronavírus no tratamento do paciente oncológico”, que foi realizada em dois momentos, primeiro entre março e abril e uma segunda fase em julho.
Luciana destacou que na primeira fase, a pesquisa apontou um impacto de 43% nos tratamentos e agora, na segunda fase, esse impacto reduziu um pouco, passando para 31%. Segundo Luciana, os principais problemas foram tratamentos adiados ou cancelados, sendo que a maioria foi suspensa por parte da própria instituição de saúde. A decisão compartilhada, que seria a forma mais correta de se tomar a decisão pela continuidade ou não dos tratamentos, aparecia em 3º lugar na primeira fase da pesquisa, mas na segunda fase isso melhorou um pouco.
Além disso, Luciana deu ênfase a outros impactos da pandemia na vida desses pacientes. Na primeira rodada da pesquisa, apareciam questões emocionais. Na segunda fase, o emocional ainda é o mais impactante, mas também aumentaram os impactos social, de saúde e financeiro.
Por fim, a presidente do Oncoguia apontou que dos sentimentos mais presentes entre os participantes da pesquisa, no começo da pandemia, o medo era o mais frequente. Agora, aparecem em maior quantidade ansiedade e cansaço.
Mediado pela jornalista Rita Lisauskas, também participaram do debate Bruno Ferrari, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas; Katia Moreira Leite, Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia; Germaine Tillwitz, Advogada e Paciente Oncológica; Márjori Dulcine, Diretora Médica da Pfizer.
Conteúdo produzido pela equipe de comunicação do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.