Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia participa do Diálogos Estadão Think: Oncologia em tempos de pandemia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/08/2020 - Data de atualização: 11/08/2020


No dia 11 de agosto, a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, participou do evento on-line “Diálogos Estadão Think: Oncologia em tempos de pandemia”. Luciana falou sobre a pesquisa do Oncoguia “impactos do coronavírus no tratamento do paciente oncológico”, que foi realizada em dois momentos, primeiro entre março e abril e uma segunda fase em julho. 

Luciana destacou que na primeira fase, a pesquisa apontou um impacto de 43% nos tratamentos e agora, na segunda fase, esse impacto reduziu um pouco, passando para 31%. Segundo Luciana, os principais problemas foram tratamentos adiados ou cancelados, sendo que a maioria foi suspensa por parte da própria instituição de saúde. A decisão compartilhada, que seria a forma mais correta de se tomar a decisão pela continuidade ou não dos tratamentos, aparecia em 3º lugar na primeira fase da pesquisa, mas na segunda fase isso melhorou um pouco. 

Além disso, Luciana deu ênfase a outros impactos da pandemia na vida desses pacientes. Na primeira rodada da pesquisa, apareciam questões emocionais. Na segunda fase, o emocional ainda é o mais impactante, mas também aumentaram os impactos social, de saúde e financeiro. 

Por fim, a presidente do Oncoguia apontou que dos sentimentos mais presentes entre os participantes da pesquisa, no começo da pandemia, o medo era o mais frequente. Agora, aparecem em maior quantidade ansiedade e cansaço. 

Mediado pela jornalista Rita Lisauskas, também participaram do debate Bruno Ferrari, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas; Katia Moreira Leite, Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia; Germaine Tillwitz, Advogada e Paciente Oncológica; Márjori Dulcine, Diretora Médica da Pfizer.
 

Conteúdo produzido pela equipe de comunicação do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive