Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia participa de consulta sobre tratamento de câncer de mama metastático

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/10/2021 - Data de atualização: 01/10/2021


Começamos o outubro rosa com muita conversa e troca, mas também com muita participação social! Nesta quarta-feira, dia 29/09, foi encerrada a consulta pública nº 77 da Conitec, sobre a incorporação dos medicamentos inibidores de ciclina (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe) para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático. E claro, o Oncoguia participou ativamente da consulta com uma contribuição muito especial, que gostaríamos de dividir aqui com todos que nos acompanham. 

Durante o período que a consulta ficou aberta (entre 10 e 20/09), fizemos rodas de conversa com pacientes de câncer de mama metastático para apoiá-las na elaboração das suas contribuições, onde conversamos sobre como foi ou está sendo a experiência de cada uma com os medicamentos. Além disso, elaboramos um questionário para ajudá-las na preparação de suas contribuições, apontando para pontos importantes que devem ser mencionados, como a forma que lidou com os efeitos adversos, comparativo da qualidade de vida antes e depois do tratamento, entre outros. 

Com o engajamento de 15 pacientes com câncer de mama metastático nesse questionário, utilizamos as respostas para elaborar a contribuição do Oncoguia, somadas à experiência do nosso time, para trazer uma visão ampla sobre os medicamentos em questão. O resultado foi uma contribuição construída a várias mãos, com a experiência real de pacientes e depoimentos sobre a doença e o que esses medicamentos representam na vida de tantas mulheres. 

Além da contribuição na visão do paciente, também enviamos contribuição técnico-científica elaborada pelo nosso comitê científico, na qual expomos de forma técnica o porquê de acreditarmos que os inibidores de ciclina devem fazer parte do SUS. As duas contribuições podem ser acessadas na íntegra aqui:

Gostaríamos de agradecer a cada uma que contribuiu com o Oncoguia nesse momento tão importante, mas também a todos que participaram desta consulta pública. A importância desses medicamentos para pacientes com câncer de mama refletiu no engajamento e alto número de contribuições recebidas: foram 410 contribuições técnicas e 1.597 de experiência, totalizando 2.007 contribuições! 

Esperamos que todos esses insumos e esse resultado super positivo consiga mostrar para a Conitec a importância desses medicamentos na vida das pacientes. Agora, aguardamos a análise dessas contribuições pela Conitec, que irá publicar sua recomendação final. 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive