Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia no Youtube Health Day

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/02/2023 - Data de atualização: 14/02/2023


São Paulo, fevereiro de 2023 - Nesta quinta-feira (09/02/2023) ,  o Youtube promoveu um evento para falar sobre saúde e tecnologia. O ‘Youtube Health Day’ discutiu formas de se colaborar para a disseminação de uma informação de qualidade sobre saúde, que seja acessível e inclusiva.  A nossa presidente e fundadora do Oncoguia, Luciana Holtz, esteve junto com especialistas, profissionais de saúde, jornalistas e influenciadores digitais.

A Jornalista especializada em saúde e CEO do Portal Futuro da Saúde, Natalia Cuminale, abriu o evento concedendo a palavra para a diretora do Youtube Brasil, Patricia Muratori. “A essência e a missão da plataforma é ser democrática, acessível e plural.”

A responsável pela nova Secretaria de Informação e Saúde Digital, Dra. Ana Estela Haddad, também falou no evento, discursando sobre a importância de pensarmos a saúde dentro desta era digital.“A saúde acaba acompanhando o que a gente está vivenciando, no que nós mergulhamos, que hoje  é o mundo digital, essa imersão da saúde no mundo digital, nos faz pensar na saúde conectada.”

Outra convidada presente no Youtube Health Day foi a médica intensivista e Global Clinical Lead for Platform & Ecosystems - Google Health, Dra. Mariana Perroni. A profissional falou sobre os impactos das mudanças tecnológicas dos últimos anos e como o aumento do poder computacional e a conectividade afetaram a área da saúde. “Acesso à informação de qualidade é um determinante social da saúde, a informação certa e na hora certa, salva vidas.”

Ainda falando a respeito do papel da informação de saúde dentro deste mundo cada vez mais conectado,  Luciana Holtz, participou de uma mesa com o tema, ‘O papel da internet na comunicação de saúde’. O debate foi mediado por Natalia Cuminale e contou com as presenças da médica pediatra, livre-docente de medicina da USP e comunicadora de saúde, Dra. Ana Escobar, do biofísico, mestre em microbiologia, doutor em imunologia na UFRJ, Rômulo Neris e o Coordenador do programa ‘Avança Saúde’ da Secretaria de Saúde de São Paulo, Marcelo Takano. 

Luciana, na ocasião, compartilhou a sua experiência com a informações sobre o câncer e seu trabalho à frente do Oncoguia. "Minha experiência está focada dentro do mundo da oncologia. E, ouvindo as dores dos pacientes, principalmente, de  quem recebia o diagnóstico do câncer, eu estranhei a falta de informação de qualidade. O site nasceu em 2003, a gente viveu toda essa transformação digital.”

Para a presidente do Oncoguia, temos hoje um novo paciente, que é o paciente com celular na mão e conectado com as redes sociais.”A internet trouxe o surgimento dos influenciadores, existem bastante em nosso meio. O paciente que vira influenciador, ele assume o papel de multiplicador de informação, o que faz  toda a diferença na vida do outro. Temos investido em nosso canal do Youtube, que conta com 50 mil fãs e investimos também nesses pacientes que são porta-vozes do nosso trabalho, é assim que chegamos em quem mais precisa.”

De médica pediatra e professora, Dra Ana Escobar viu a carreira mudar ao tornar-se comunicadora de saúde, primeiro através do extinto programa Bem-estar da TV Globo e, logo depois, através das suas redes sociais. “Sempre gostei de falar e ensinar o que eu aprendi, a gente precisa sair dos muros das universidades para poder se comunicar sobre saúde.”

Durante a pandemia, o microbiologista viu o interesse no seu trabalho aumentar e começou a compartilhar informações sobre a doença na internet.  Para ele, um dos maiores obstáculos da comunicação em saúde na internet é lidar com as fake news. “O grande desafio é ensinar às pessoas o que é falso e o que é verdadeiro. A fake news em saúde é um problema à parte, porque ela mata em curto, médio e longo prazo.”

O Coordenador geral do projeto ‘Avança São Paulo’, da Secretaria de Saúde de São Paulo, falou sobre o sucesso do programa, além de falar sobre a importância da informação de saúde para o seu público-alvo, os usuários dos serviços públicos de saúde. “Valorizamos a produção de conteúdo, temos equipes de comunicação e assessoria de imprensa para pensar em qual o melhor conteúdo, a melhor comunicação, que seja a mais simples e efetiva para o nosso usuário.”

O evento contou com transmissão ao vivo no YouTube e você pode assistir clicando aqui.
 

 


 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive