Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia marca presença em evento do Inca sobre Dia Mundial do Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/02/2023 - Data de atualização: 06/02/2023


São Paulo, fevereiro de 2023 - Aconteceu na quinta-feira, dia 02/02/2023, um importante encontro realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para marcar o Dia Mundial do Câncer, que ocorreu no último sábado (04). Representando o Oncoguia, a nossa presidente e fundadora, Luciana Holtz, discursou no painel  ‘Identificando nossas convergências e unindo nossas vozes pelo controle do câncer’, que trouxe diversas entidades como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), Sesc Rio de Janeiro, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). 

Na ocasião, Luciana falou sobre o trabalho realizado pelo Oncoguia, desde a criação do portal, há 20 anos, até os dias atuais. Ela discursou sobre a importância da informação correta, clara e de qualidade para o paciente. “Trabalhamos com informação de qualidade para que toda a população conheça sobre o câncer e tenha acesso ao cuidado mais efetivo.. Nós sabemos que existem cânceres que podem ser prevenidos e curados, até pela descoberta precoce, e nos outros casos, de metástase, por exemplo, sabemos que o paciente pode viver com qualidade de vida”, afirma.

Luciana reforçou ainda que estamos diante de um cenário desafiador no período pós pandemia de Covid-19, já que várias consultas e exames tiveram que ser adiados, o que pode provocar demora maior para novos diagnósticos. “O câncer é um problema de saúde pública, mais de  50% dos casos são descobertos nas fases mais avançadas, com a pandemia, muitos exames não foram realizados, por exemplo, mais de 2 milhões de exames de papanicolau deixaram de ser feitos”.

Finalizando, a presidente do Oncoguia salientou sobre as dificuldades e disparidades que ainda existem no acesso ao tratamento adequado para o câncer em nosso país. “O câncer está na fila de espera do Brasil, falta informação de qualidade, há uma enorme demora de atendimento e o acesso ao cuidado integral ainda não é para todos. Há uma  ausência muito grande de suporte multidisciplinar.”

Durante o evento, o Inca apresentou o artigo ‘As metas de desenvolvimento sustentável para o câncer podem ser cumpridas no Brasil?’. O Instituto projeta uma queda de 28% na probabilidade de mortalidade prematura por câncer de pulmão em homens, entre 30 e 69 anos, no país, no período de 2026 a 2030. De acordo com a chefe da divisão de vigilância e análise de atuação do Inca, Marianna Cancela, “os números sobre o câncer de pulmão são reflexos de décadas de esforços conjuntos da sociedade e do poder público".

O estudo ainda apresenta um recorte interessante por região do Brasil. Um dado preocupante apresentado é a alta taxa de câncer de colo de útero na região Norte do Brasil.  Para Marianna Canela esse tipo de câncer merece uma atenção especial. “Esse é um câncer que podemos erradicar nos próximos anos, mas para isso a campanha de vacinação contra o HPV é importantíssima”, destaca Marianna.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive