Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia invade grupos de WhatsApp para dar um toque nos homens

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 05/11/2020 - Data de atualização: 05/11/2020


O Instituto Oncoguia, organização sem fins lucrativos de apoio a pacientes com câncer, encontrou um jeito diferente de falar sobre câncer de próstata neste Novembro Azul. Com o slogan “Posso te dar um toque”, o instituto criou uma série de cards para serem compartilhados nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp a fim de convidar os homens a se conscientizarem sobre a importância de ficarem de olho na saúde da próstata. 

"A ideia é incentivar o autocuidado em geral com a saúde, o que já uma primeira barreira para os homens, e também lembrá-los da importância da consulta com o urologista. O assunto é sério, mas pode ser tratado de forma leve e descontraída, queremos quebrar preconceitos e driblar o medo existente. Para isso, convocamos amigos e familiares para nos ajudar nessa tarefa, todos podem ajudar", explica a fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

A ONG também lançou um novo perfil no Instagram como parte da campanha. @possotedarumtoque tem conteúdos para que todos possam chamar a atenção do pai, do avô, dos tios, irmãos, marido, namorado, amigos e colegas de trabalho para os cuidados com a saúde e com o câncer de próstata.
 
Principais cuidados e orientações
 
Quando o assunto é câncer de próstata, a recomendação é para que homens façam o rastreamento anual a partir dos 50 anos. Ao completar esta idade, é muito importante que marquem uma consulta com um urologista para a realização do exame de toque retal e de dosagem de PSA.
 
Esses exames ajudam o médico a identificar qualquer alteração na próstata, possibilitando a realização de exames complementares. Assim, quando for o caso, é possível diagnosticar o câncer de próstata ainda em fases iniciais, quando a chance de cura pode chegar a até 90%. 
 
Homens com histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau e homens pretos apresentam maiores riscos de desenvolver a doença e devem conversar com o médico sobre o momento ideal de iniciar o rastreamento. É importante também ficar atento a possíveis sintomas como micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés. Nestes casos, é recomendado procurar um urologista o quanto antes para investigar os sintomas. 
 
“Existem muitas razões envolvidas nas dificuldades para os homens se cuidarem adequadamente, mas queremos que eles saibam que não estão sozinhos e que tenham acesso a informação de qualidade para que tomem a melhor decisão. Diante do diagnóstico, hoje existem inúmeras possibilidades de tratamento, sempre focando na melhor qualidade de vida", finaliza Luciana Holtz.
 
Se você também quiser dar um toque nos homens que conhece para que se cuidem, acesse os conteúdos disponibilizados pelo Oncoguia:
 
Baixe os cards no portal do Oncoguia
Instagram: instagram.com/possotedarumtoque
 
Sobre o Instituto Oncoguia
O Instituto Oncoguia é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009. Tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver mais e melhor por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes.
Site: www.oncoguia.org.br 
Canal Ligue Câncer: 0800 773 1666
 
Informações para a imprensa
Francine Estevão – francineestevao@oncoguia.org.br
Telefone: (11) 5171.7950 / (11) 96849.9979



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive