Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia enfatiza à ANS papel de Sociedades Médicas no Rol

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/02/2021 - Data de atualização: 23/02/2021


O que houve?

O Instituto Oncoguia reconhece o extenuante trabalho realizado pelos servidores da ANS durante o processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, mas manifesta sua insatisfação e preocupação com a possibilidade de não incorporação de tecnologias defendidas em sede de consulta pública.

Tendo em vista a situação, o Oncoguia enviou um ofício à ANS manifestando suas preocupações e sugestões sobre a lista previamente divulgada pela agência para a proposta de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Confira abaixo os principais pontos destacados no documento enviado pelo Oncoguia:

  • Em relação aos antineoplásicos orais, a ANS não fez nenhuma alteração em relação à lista apresentada na ocasião da Consulta Pública, não incorporando, inclusive, drogas solicitadas pelas Sociedades Médicas de Especialidades. Vale ressaltar que a legislação atribuiu às sociedades médicas uma função de verdadeiro referencial técnico-científico para a ANS na atualização das diretrizes de utilização dos tratamentos antineoplásicos orais de uso domiciliar (Lei nº 9.656/1998, art. 12, §4º). No entanto, o que se verificou foi uma importante falta de convergência entre a orientação preliminar da ANS e as terapias defendidas pelas Sociedades.

 

  • Tendo em vista que não existem  critérios definidos de custo-efetividade na Saúde Suplementar que embasem a inclusão ou não de uma tecnologia, nos parece razoável que o rol esteja alinhado com o entendimento das sociedades médicas de especialidade. Inclusive, solicitamos que a própria ANS publique documento oficial delineando claramente os critérios utilizados na tomada de decisão pela incorporação ou não de uma tecnologia.
  • Em relação aos procedimentos defendidos pelas Sociedades Médicas e ratificados pelo Oncoguia na Consulta Pública - um total de 9 (nove) - nenhum deles integraram a lista preliminar de terapias/indicações incorporadas.

 

  • Defendemos a inclusão de mais de uma droga de uma mesma classe terapêutica que possibilitem ao médico a escolha daquela que mais se adequa ao perfil da doença do paciente, dando a ele opções terapêuticas que aumentem sua possibilidade de atuação para o melhor desfecho do tratamento, além de possibilitar também uma maior negociação do preço final do produto com as indústrias farmacêuticas.

 

  • Muitas das medicações que não entraram na lista preliminar são objeto de judicialização, caminho este que dificulta e desorganiza o setor. Muitas dessas medicações, inclusive, já são ofertadas por iniciativa própria de vários planos de saúde.

 

  • Por fim, apesar da inclusão de 24 novas indicações/medicamentos no Rol que deverá vigorar a partir de março de 2021, a ANS deixou de fora do Rol tratamentos oncológicos fundamentais segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). 

E agora?

Após o longo período de três anos para a atualização do rol, somado ao tempo de prorrogação por conta dos esforços depreendidos para as demandas envolvendo a pandemia do novo coronavírus, a expectativa de toda a sociedade (civil e médica) de novas incorporações para o universo oncológico se viu frustrada após a apresentação preliminar da proposta de atualização do rol apresentada na última reunião da Dicol.

Cabe frisar, novamente, que em relação aos procedimentos oncológicos não houve quase nenhum avanço para o setor, o que demonstra que o rol não vem acompanhando as inovações tecnológicas conforme se espera.

O Instituto Oncoguia aguardará a deliberação das atualizações a serem realizadas, ao passo que ressalta a necessidade da inclusão dos medicamentos e procedimentos oncológicos solicitados pelas sociedades médicas de especialidades e ratificados por nosso comitê científico.

Contextualização 

Em novembro de 2020, na oportunidade da Consulta Pública n° 81/20, a respeito da Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Ciclo 2019/2020, o Instituto Oncoguia, após consultar as sociedades médicas de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB), enviou suas contribuições ratificando os posicionamentos apresentados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE), atualmente entidades médicas de referência no país, e que respondem cientificamente pelas medicações e tecnologias oncológicas demandadas nesta consulta.

No último dia 10/02, foi realizada a 543ª reunião da Diretoria Colegiada da ANS para apreciar a proposta relacionada ao processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.  Durante a reunião foi apresentada a proposta de Resolução Normativa que atualiza o Rol, substituindo a Resolução Normativa n° 428/17, bem como o Relatório da Consulta Pública nº 81. 
 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive