Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia debaterá projetos sobre transparência no SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/06/2019 - Data de atualização: 26/06/2019


O que houve?

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou o Requerimento n° 219/19, que solicita a realização de audiência pública para debater projetos que determinam transparência na lista de espera do Sistema Único de Saúde e caracterizam como ato de improbidade administrativa o descumprimento da disposição. A audiência foi solicitada pelas deputadas Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC) e Adriana Ventura (NOVO-SP).

O debate será sobre o Projeto de Lei n° 10.106/18, de autoria do Senador Reguffe (Sem partido-DF), que tramita na Câmara dos Deputados, e obriga os governos a publicar na internet as listas de pacientes das cirurgias eletivas em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

E também de dois projetos que tramitam no Senado. O Projeto de lei do Senado n° 140/17, apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC), inspirado em sugestão do Instituto Oncoguia, e o Projeto de Lei do Senado n° 192/18, oriunda de sugestão do Instituto Oncoguia, apresentada à Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.. Ambos determinam celeridade e transparência na realização de procedimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com as autoras do requerimento, a transparência nas listas de espera por consultas, exames e cirurgias envolve relevante complexidade administrativa, normativa e tecnológica, sendo, por isso, importante o debate das propostas no âmbito da subcomissão permanente de saúde.

Serão convidados para debater o tema:

  • Douglas Roberto Martins - coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.
  • Representante do CONASEMS.
  • Representante do CONASS.
  • Tiago Matos - diretor jurídico do Instituto Oncoguia.
  • Karen Geller.
  • Ramon Tártari - superintendente de Serviços Especializados e Regulação na Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.


E agora?

A audiência está agendada para o dia 09 de julho, às 11h.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive