Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia debaterá projetos sobre transparência no SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/06/2019 - Data de atualização: 26/06/2019


O que houve?

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou o Requerimento n° 219/19, que solicita a realização de audiência pública para debater projetos que determinam transparência na lista de espera do Sistema Único de Saúde e caracterizam como ato de improbidade administrativa o descumprimento da disposição. A audiência foi solicitada pelas deputadas Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC) e Adriana Ventura (NOVO-SP).

O debate será sobre o Projeto de Lei n° 10.106/18, de autoria do Senador Reguffe (Sem partido-DF), que tramita na Câmara dos Deputados, e obriga os governos a publicar na internet as listas de pacientes das cirurgias eletivas em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

E também de dois projetos que tramitam no Senado. O Projeto de lei do Senado n° 140/17, apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC), inspirado em sugestão do Instituto Oncoguia, e o Projeto de Lei do Senado n° 192/18, oriunda de sugestão do Instituto Oncoguia, apresentada à Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.. Ambos determinam celeridade e transparência na realização de procedimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com as autoras do requerimento, a transparência nas listas de espera por consultas, exames e cirurgias envolve relevante complexidade administrativa, normativa e tecnológica, sendo, por isso, importante o debate das propostas no âmbito da subcomissão permanente de saúde.

Serão convidados para debater o tema:

  • Douglas Roberto Martins - coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.
  • Representante do CONASEMS.
  • Representante do CONASS.
  • Tiago Matos - diretor jurídico do Instituto Oncoguia.
  • Karen Geller.
  • Ramon Tártari - superintendente de Serviços Especializados e Regulação na Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.


E agora?

A audiência está agendada para o dia 09 de julho, às 11h.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive