Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia contribui em consultas públicas sobre novos medicamentos para câncer de rim

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/07/2021 - Data de atualização: 21/07/2021


O que houve?

Abertas desde 30/06, as duas consultas públicas da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) visavam receber insumos da sociedade sobre a incorporação de medicamentos para tratamento de carcinoma de células renais avançado e metastático. Com a finalização das consultas no dia 19/07, o Oncoguia enviou sua contribuição, feita com o apoio da médica oncologista Ana Paula Garcia Cardoso.

Entendemos que é essencial a incorporação de novas tecnologias que irão suscitar a atualização da diretriz de tratamento para o câncer de rim. O tratamento de segunda linha para este tipo de câncer é de suma importância.

Na Consulta Pública n° 59, que tratava da incorporação do Pembrolizumabe em associação com Axitinibe e Ipilimumabe em associação com Nivolumabe para tratamento de primeira linha de câncer de células renais, apontamos que a utilização de tratamento com terapias combinadas - ou seja, usar mais de uma droga no tratamento, tem demonstrado grandes qualidades em comparação ao tratamento com monoterapia - uma droga utilizada sozinha. 

Na Consulta Pública n°60, que tratava da incorporação do Cabozantinibe ou Nivolumabe para o tratamento de segunda linha em pacientes com carcinoma de células renais metastático, reforçamos a importância da disponibilização de uma segunda linha de tratamento, visando a progressão no tratamento de pacientes do SUS. Atualmente, a diretriz para o câncer de rim disponibiliza apenas uma primeira linha de tratamento. Com isso, o paciente que não responde à primeira linha de tratamento não possui efetivas alternativas, acabando muitas vezes por retornar ao seu tratamento inicial. 

Leia na íntegra nossa contribuição enviada à Conitec.

E agora?

A Conitec avaliará as contribuições recebidas por meio desta Consulta Pública e, posteriormente, publicará relatório com a sua recomendação final.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive