Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia contribui em consulta pública sobre o Alectinibe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/08/2023 - Data de atualização: 25/08/2023


A Conitec está avaliando a incorporação no SUS do medicamento Alectinibe para o tratamento de câncer de pulmão não pequenas células localmente avançado ou metastático cujos tumores expressam rearranjo no gene ALK em pacientes não tratados previamente ou após falha com crizotinibe. Nesse processo, foi aberta consulta pública, que recebeu contribuições da sociedade entre os dias 26 de julho e 14 de agosto de 2023, como divulgado aqui.

Cumprindo nosso papel de organização que trabalha na defesa dos direitos dos pacientes com câncer, e buscando sempre contribuir nos espaços de participação social, o Oncoguia enviou a sua contribuição defendendo a inclusão do medicamento alectinibe no SUS.

A nossa contribuição foi baseada em depoimentos de pacientes. Realizamos uma busca ativa de pessoas que possuíam experiência com os tratamentos em análise e as convidamos para compartilhar suas experiências. Assim, realizamos debate ao vivo no dia 31 de maio de 2023 com pacientes e familiares para que pudessem compartilhar suas experiências, e com médico oncologista do comitê científico do Oncoguia. Na live, tivemos a participação da Dione Marques Rodrigues, filha de paciente oncológica e que esteve presente na reunião da Conitec que discutiu preliminarmente a droga, além de Maria de Lourdes Arruda Watanabe, paciente oncológica, ambas com  experiência com o alectinibe. Reveja a live aqui.

A partir das histórias compartilhadas, conseguimos evidências de que o medicamento contribuiu para a redução do risco de progressão da doença, protege o sistema nervoso central, reduzindo o risco de metástases, e contribui para a redução da própria metástase, pontos muito valorizados porque estão diretamente ligados à oferta de mais tempo de vida com qualidade para os o pacientes. Além disso, o baixo risco de efeitos colaterais, diferentemente da quimioterapia e dos outros tratamentos utilizados, também tem grande relevância para os pacientes. Por isso nos posicionamos favoráveis à inclusão do medicamento no SUS.
Confira o nosso posicionamento na íntegra aqui.

Agora, a Conitec vai analisar as contribuições enviadas e publicar sua recomendação final. 

Continuaremos acompanhando este processo de avaliação do Alectinibe e trazendo atualizações para vocês quanto à sua incorporação no SUS.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive