Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia apresenta Sugestão de Projeto no Senado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/03/2018 - Data de atualização: 29/03/2018


O que houve?

O Instituto Oncoguia apresentou nesta terça-feira (27) a sugestão de projeto de lei nº 11/2018 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. A proposiçao visa alteração na lei nº 9.656/1998, para incluir o tratamento do tabagismo entre as coberturas obrigatórias por planos de saúde.

Em justificativa, o Instituto Oncoguia informou que "durante anos o tabagismo foi interpretado como estilo de vida, e reforçado expressivamente pela propaganda”.  "A severa dependência provada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência”, acrescentou o instituto.

Informaram também que "pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de  fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, demandando tratamento especifico". "Só para se ter uma ideia, em 2011 o Brasil gastou R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro, conforme revela estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

O valor equivalia a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior do que a Receita Federal arrecadou com produtos derivados ao tabaco no mesmo período, reforçaram", destaca a justificativa.

Diante ao exposto, o instituto informa que "o tratamento do tabagismo apresenta bom custo-efetividade nos cuidados em saúde, é mais do que justo que os planos de saúde também possam colaborar com essa luta contra o tabagismo, inclusive impactando positivamente na redução dos seus próprios custos com tratamentos posteriores de várias doenças causadas pelo tabaco”.

E agora?

A proposição aguarda designação de relator na Comissão de Direito Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive