Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia apresenta Sugestão de Projeto no Senado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/03/2018 - Data de atualização: 29/03/2018


O que houve?

O Instituto Oncoguia apresentou nesta terça-feira (27) a sugestão de projeto de lei nº 11/2018 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. A proposiçao visa alteração na lei nº 9.656/1998, para incluir o tratamento do tabagismo entre as coberturas obrigatórias por planos de saúde.

Em justificativa, o Instituto Oncoguia informou que "durante anos o tabagismo foi interpretado como estilo de vida, e reforçado expressivamente pela propaganda”.  "A severa dependência provada pela nicotina produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência”, acrescentou o instituto.

Informaram também que "pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de  fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, demandando tratamento especifico". "Só para se ter uma ideia, em 2011 o Brasil gastou R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro, conforme revela estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

O valor equivalia a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior do que a Receita Federal arrecadou com produtos derivados ao tabaco no mesmo período, reforçaram", destaca a justificativa.

Diante ao exposto, o instituto informa que "o tratamento do tabagismo apresenta bom custo-efetividade nos cuidados em saúde, é mais do que justo que os planos de saúde também possam colaborar com essa luta contra o tabagismo, inclusive impactando positivamente na redução dos seus próprios custos com tratamentos posteriores de várias doenças causadas pelo tabaco”.

E agora?

A proposição aguarda designação de relator na Comissão de Direito Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive