Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia apresenta contribuição a ANS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/05/2017 - Data de atualização: 11/05/2017


O que houve?

Entre  31/03 e 02/05/2017, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou a Consulta Pública nº 60/2017, que teve como finalidade obter subsídios, informações, sugestões ou críticas relativas à proposta de Resolução Normativa para tratar de Mecanismos Financeiros de Regulação (Coparticipação e Franquia).
O Instituto Oncoguia apresentou sua contribuição, contendo três sugestões para aprimoramento do texto da Resolução Normativa. Confira abaixo:

  1. Novo texto proposto para o art. 16, III: "Nos tratamentos crônicos em qualquer número, entendendo-se estes por hemodiálise (TRS), radioterapia, quimioterapia e terapia antineoplásica intravenosa e oral, medicamentos para o controle de efeitos adversos e adjuvantes relacionados a tratamentos antineoplásicos e imunobiológicos para doenças definidas nas DUTs."  Justificativa: Entendemos ser apropriado utilizar o termo "terapia antineoplásica", tal como previsto na Lei 12.880/13 e na RN ANS nº 387/15. Pelo mesmo motivo, entendemos ser oportuno incluir os "medicamentos para controle de efeitos adversos e adjuvantes relacionados a tratamentos antineoplásicos". Obs.: Este artigo trata das hipóteses em que é vedada a incidência de mecanismo financeiro de regulação. Como é o texto originalmente apresentado pela ANS: "Art. 16, III: Nos tratamentos crônicos em qualquer número, entendendo-se estes por hemodiálise (TRS), radioterapia e quimioterapia intravenosa e oral, imunobiológicos para doenças definidas nas DUTs."

  2. Novo texto proposto para o art. 19: "As operadoras deverão fornecer a simulação dos custos de utilização do plano de saúde, diferenciando-os inclusive quanto ao prestador buscado, incluindo sua qualificação, em tempo real, pela internet ou plataformas virtuais instaladas em dispositivos móveis, e, no prazo de até 3 (três) dias corridos, sempre que solicitado por seu beneficiário pelos canais de atendimento." Justificativa: (1) Considerando as plataformas virtuais já consagradas na regulação da saúde suplementar para garantia de acesso à informação ao beneficiário, entendemos que a simulação dos custos deveria ser feita em tempo real por meio dessas plataformas. Isso atenderá de forma mais eficiente ao beneficiário e poupará recursos operacionais da operadora com SAC. (2) Na hipótese de o beneficiário usar o SAC, o prazo deverá ser contado em dias corridos e não úteis (3 dias corridos). Obs.: Este artigo trata das regras de transparência de informações. Como é o texto originalmente apresentado pela ANS: "Art. 19. As operadoras deverão fornecer a simulação dos custos de utilização do plano de saúde, diferenciando-os inclusive quanto ao prestador buscado, incluindo sua qualificação, em um prazo de até 3 (três) dias úteis, sempre que solicitado por seu beneficiário".

  3. Proposta de inclusão de dispositivo no CAPÍTULO V - DISPOSIÇÕES FINAIS : "Art. XX. As operadoras deverão oferecer produtos alternativos sem mecanismos financeiros de regulação para todos os produtos que se utilizarem desses mecanismos". Justificativa:  Caso a operadora não seja obrigada a oferecer produtos sem mecanismos financeiros de regulação, o setor da saúde suplementar poderá se deparar com um futuro em que todos os produtos comercializados terão coparticipação ou franquia. Isso não é desejado. O que é louvável e desejado tanto pelo beneficiário como para a operadora é ampliar as alternativas de modelos de contratação.

E agora?


As contribuições foram enviadas no dia 27/04/2017, e a ANS avaliará as contribuições da sociedade para posterior publicação da Resolução Normativa.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive