Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia apoia adoção de estratégias da OMS para eliminação do câncer do colo do útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/09/2020 - Data de atualização: 29/09/2020


A adoção da Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde, Prevenção e Controle do Câncer do Colo Uterino: Acelerando a Eliminação do Câncer do Colo Uterino como Problema de Saúde Pública, representa um marco na luta contra o câncer.

Causado pela infeção do vírus do papiloma humano (HPV), o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Apesar de ser evitável, também é um problema grave no Brasil, onde 16.590 mulheres são diagnosticadas com a doença todos os anos.

O Oncoguia está pronto(a) para trabalhar em parceria com outros stakeholders nacionais para garantir que esses compromissos globais sejam levados adiante.

A nova estratégia enfatiza a necessidade de implementação integrada de serviços nas comunidades, garantindo equidade no acesso e proteção financeira para todas as mulheres. Ela descreve os três pilares da eliminação do câncer do colo do útero - vacinação do HPV, rastreamento e tratamento - e fornece metas concretas a serem alcançadas até o ano de 2030.

“Essas metas vão trazer uma verdadeira força para oferecer à meninas e mulheres os cuidados de saúde que elas precisam para prosperar”, disse a HRH Princesa Dina Mired da Jordânia, Presidente da União para o Controle Internacional do Câncer (UICC). “A UICC reconhece a liderança da OMS na defesa desta causa, inspirando os países com o maior número de câncer colo do útero para também se comprometerem com a eliminação.”

O Oncoguia convida para as três etapas iniciais no Brasil para enviar uma sinalização da importância da saúde do colo do útero para as mulheres, nossas comunidades e nossas economias.

1. Solicitamos que nosso governo estabeleça um grupo de trabalho técnico para desenvolver/atualizar uma estratégia nacional eficaz de eliminação do câncer do colo do útero e um plano de implementação para garantir que as necessidades e perspetivas das mulheres sejam bem representadas;

2. O país tem uma longa jornada para alcançar a eliminação de quatro casos anuais de câncer do colo do útero por 100.000 mulheres. Nosso segundo apelo é para que o governo assuma um compromisso público com as metas
para 2030.

3. O Oncoguia mobilizará o apoio da comunidade e desempenhará um papel de liderança na construção de conhecimento e confiança nos principais serviços de prevenção e deteção precoce, que salvarão vidas todos os anos enquanto trabalhamos para a meta de eliminação da doença.

Convidamos todos os interessados a se juntarem a nós na construção de uma parceria para a eliminação do câncer do colo do útero no Brasil.

“Queremos que todas as mulheres saibam sobre o câncer do colo do útero. Elas devem ser informadas sobre os fatores de risco, sinais e sintomas e onde elas podem obter ajuda. No entanto, também queremos que nossa comunidade tenha conhecimento e apoie meninas e mulheres na prevenção para manter um colo do útero saudável”, declara Luciana Holtz.

Os Estados Membros da OMS adotaram a estratégia junto com outras resoluções de saúde como parte do procedimento de silêncio lançado após a última Assembleia Mundial da Saúde em maio. Sua adoção é um forte sinal de interesse mundial em progredir nesses temas importantes na saúde pública, apesar da pandemia da COVID-19.

Saiba mais no vídeo abaixo.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive