Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[ONCO BCG] A distribuição em SP mudou. Saiba como ter acesso

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


O que houve?

Nesta terça feira (14) a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo publicou uma nota técnica relacionada à distribuição do medicamento Onco BCG no estado de São Paulo.

Agora o paciente com câncer de bexiga, quando prescrito pelo seu médico, terá acesso a Imunoterapia intravesical com Bacilo de Calmette-Guérin, mais comumente conhecida como ONCO BCG na instituição em que ele realiza o seu tratamento.

A informação difundida anteriormente era que a distribuição desta medicação era realizada no Hospital de Tranplantes Eurycledes de Jesus Zerbini ("Hospital Brigadeiro”). No entanto, pensando na organização correta da Rede de Atenção Oncológica no estado e na garantia do acesso do paciente ao tratamento, a Secretaria da Saúde estabeleceu a organização da rede e reforçou a responsabilidade dos hospitais de oncologia (CACONs, UNACONs, Hospitais gerais habilitados em cirurgias oncológicas e serviços isolados de quimioterapia e radioterapia) pela aquisição, dispensação e administração dos medicamentos ao paciente com câncer do SUS.
 
E agora?

De acordo com a nota:

  • Os pacientes do SUS que tiverem a prescrição da Onco BCG pelo seu médico deverão procurar a sua unidade de atendimento para obter e realizar a aplicação do medicamento gratuitamente. Caso o paciente ainda não esteja realizando o seu tratamento em um hospital do SUS ele deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para receber orientações e encaminhamento a um serviço de oncologia do SUS.

  • Os pacientes atendidos pela Saúde Suplementar (Planos de Saúde) deverão entrar em contato com seu plano para receber as devidas orientações.

  • É importante informar que os planos são OBRIGADOS a fornecerem essa medicação, de acordo com a determinação do Rol da ANS.

Mas, e se o meu hospital não oferecer/tiver a Onco BCG?

Como a distribuição da medicação era realizada antes em um único lugar, os hospitais oncológicos estão se adaptando para fornecer a Onco BCG. Pensando nisso o Oncoguia conversou com a Secretaria da Saúde e obteve a seguinte informação:

Caso o seu hospital não tenha a medicação você deverá entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone (11) 3066.8679 ou pelo e-mail: medicamentosoncologicos@saude.sp.gov.br. A Secretaria irá intermediar e auxiliar no acesso a Onco BCG.

Caso tenha dúvidas ou informações que deseja compartilhar entre em contato com nosso Programa de Apoio ao Paciente (PAP) pelo telefone 0800 773 1666 (Ligações gratuitas de telefone fixo), das 9h às 17h, de 2ªf a 6ªf.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive