Tipo de Tratamento

Radioterapia


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Objetivos da radioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2014 - Data de atualização: 13/04/2021


A radioterapia pode ser utilizada para o tratamento do câncer com diferentes objetivos.

  • Curativo

Quando há a possibilidade de cura da doença a radioterapia tem importante papel tanto isoladamente, como no caso de tumores iniciais sensíveis ao tratamento, quanto associada a outros tratamentos.

  • Para impedir a recidiva da doença

 A radioterapia pode ser administrada como tratamento adjuvante, isto é, após a cirurgia ou depois de outras opções terapêuticas, como a quimioterapia, para destruir possíveis células remanescentes não são visíveis em exames de imagem. Por outro lado, existem regiões do organismo como o cérebro, por exemplo, que eventualmente podem apresentar disseminação da doença (metástases) e que são tratadas de forma profilática, evitando assim que se transformem em tumores.

  • Paliativo

Embora não haja possibilidade de cura da doença, é possível proporcionar qualidade de vida aos pacientes. Nesses casos, a radioterapia alivia sintomas tanto no sítio primário como à distância (metástase) como dor, dificuldade de deglutição, problemas respiratórios, obstrução intestinal, compressão ou sangramento que podem ser provocados quando a doença se encontra avançada.
 
Texto originalmente publicado nos sites American Cancer Society (27/12/2019) e Cancer.net (08/2020), livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive