Tipos de Câncer

Tumor Carcinoide Gastrointestinal


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O trato gastrointestinal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/05/2013 - Data de atualização: 12/08/2022


O sistema gastrointestinal (GI), também conhecido como sistema digestivo, processa os alimentos para obter energia e liberar o corpo dos resíduos sólidos. O tubo digestivo é dividido em trato gastrointestinal superior e trato gastrointestinal inferior.
 
O trato gastrointestinal superior é composto pela boca, faringe, esôfago e estômago. Na boca, ocorre a mastigação iniciando-se assim o processo de digestão dos alimentos com a formação do bolo alimentar. A faringe auxilia no processo de deglutição (ato de engolir). O esôfago é o canal de passagem para onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago. No estômago, inicia-se o processo de degradação dos alimentos. O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.

 

 
No intestino delgado, localizado no trato gastrointestinal inferior, são produzidas em sua parede as enzimas: peptidase para digestão de proteínas, maltase para digestão da maltose, lactase para digestão da lactose e sacarase para digestão da sacarose. A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades com o que aumenta a superfície de absorção intestinal. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os eletrólitos e as vitaminas. O intestino delgado se divide em duodeno, jejuno e íleo. O intestino grosso está dividido em quatro partes: ceco, cólon, sigmoide e reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus.
 
O sistema neuroendócrino
 
O sistema neuroendócrino tem células que agem como células nervosas determinadas maneiras e como células endócrinas produtoras de hormônios em outras. Essas células não formam realmente um órgão, como as glândulas suprarrenais ou a tireoide. Em vez disso, elas estão espalhadas por órgãos, como esôfago, estômago, pâncreas, intestinos, apêndice e pulmões. O sistema digestivo tem mais células neuroendócrinas do que qualquer outra parte do corpo. Por essa razão, os tumores carcinoides geralmente começam lá.
 
As células neuroendócrinas ajudam a controlar a liberação dos sucos digestivos e como os alimentos se movem no trato gastrointestinal. Também controlam o crescimento de outros tipos de células do sistema digestivo. Como a maioria das células do corpo, as células neuroendócrinas do trato gastrointestinal passam por mudanças que as fazem crescer e formar o câncer. Esses cânceres como um grupo são chamados de tumores neuroendócrinos.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/09/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive