Trato gastrointestinal superior
É composto pela boca, faringe, esôfago e estômago.
Na boca, ocorre a mastigação iniciando-se assim o processo de digestão dos alimentos com a formação do bolo alimentar.
A faringe auxilia no processo de deglutição (ato de engolir).
O esôfago é o canal de passagem para onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.
No estômago, inicia-se o processo de degradação dos alimentos. O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.
Trato Gastro Intestinal Inferior
Intestino Delgado
São produzidas em sua parede as enzimas: peptidase para digestão de proteínas, maltase para digerir a maltose, lactase para digestão da lactose e sacarase que digere a sacarose. A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades com o que aumenta a superfície de absorção intestinal. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os eletrólitos e as vitaminas.
O intestino delgado se divide em:
- Duodeno. É a porção inicial do intestino delgado, é a mais curta e tem forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza a acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando o quimo e a transformando em quilo.
- Jejuno. Local onde começa a absorção dos nutrientes.
- Íleo. É o último segmento do intestino delgado.
Intestino Grosso
Está dividido em quatro partes: ceco, cólon, sigmoide e reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus:
- Ceco. É a porção inicial do intestino grosso de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice cecal ou vermiforme.
- Cólon. É a região intermediária, um segmento que se prolonga do ceco até o ânus, está subdividido em cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente.
- Sigmoide. O sigmoide ou porção pélvica é a porção do intestino grosso que liga a porção transversal do mesmo ao reto.
- Reto. É a parte final do tubo digestivo e termina no canal anal. Ele possui geralmente três pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada.
- Ânus. Controla a saída das fezes está localizado na extremidade do intestino grosso.