Tipos de Câncer

Doença de Castleman


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Os Gânglios Linfáticos e o Tecido Linfoide

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/06/2014 - Data de atualização: 11/10/2017


O tecido linfoide, também chamado de tecido linfático, é formado por vários tipos de células do sistema imunológico que atuam no combate às infecções. A maioria das células são linfócitos, um tipo de glóbulo branco do sangue. Os principais tipos de linfócitos são: os linfócitos B (células B) e linfócitos T (células T). As células B normais e as células T têm diferentes funções no sistema imune.

O tecido linfoide é encontrado em diversas partes do corpo, incluindo:

  • Gânglios Linfáticos. Gânglios linfáticos ou linfonodos são estruturas, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos por todo o corpo (caixa torácica, abdome e pelve). Algumas vezes, podem ser apalpados sob a pele no pescoço, axilas e virilha. Os linfonodos estão ligados por um sistema de vasos linfáticos, que funciona de forma similar às veias do corpo, só que em vez de transportar o sangue, transportam a linfa e os linfócitos.

  • Timo. É um pequeno órgão localizado na parte superior do esterno e em frente ao coração. O timo tem papel fundamental no desenvolvimento das células T.

  • Baço. É um órgão localizado na parte inferior da caixa torácica, do lado esquerdo do corpo. O baço produz os linfócitos e outras células do sistema imunológico que atuam no combate as infecções, além disso, armazena as células saudáveis do sangue ​​e filtra as células sanguíneas danificadas, bactérias, e outros resíduos celulares.

  • Amígdalas e Adenoides. Estão localizadas na parte posterior da garganta, produzem anticorpos contra os germes que podem ser inalados ou ingeridos.

  • Medula Óssea. A medula óssea produz os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam o oxigénio dos pulmões para o resto do corpo. As plaquetas são encarregadas de bloquear por aglutinação os vasos sanguíneos por lesões provocadas por cortes ou arranhões. A principal função dos glóbulos brancos é combater as infecções.

  • Trato Digestivo. O estômago e os intestinos, assim como muitos outros órgãos, também são constituídos por tecido linfoide.

Fonte: American Cancer Society (23/05/2016)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive