Tipos de Câncer

Câncer Colorretal


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O sistema digestivo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/03/2015 - Data de atualização: 25/02/2019


O cólon e o reto fazem parte do sistema digestivo, que também é denominado sistema gastrointestinal (GI). A porção do sistema digestivo que contém estômago e intestino delgado é responsável por obter do alimento ingerido os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, enquanto a última parte, o cólon e o reto, é caracterizada por ser a parte do sistema na qual os movimentos peristálticos fazem maior pressão no bolo alimentar a fim de solidificá-lo e transformá-lo em fezes.

  • Intestino delgado. O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. O intestino delgado tem aproximadamente 5 m de comprimento e está enrolado em volta dele mesmo para caber dentro do abdome. É o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e os nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente 3/4 do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.
     
  • Intestino grosso. O intestino grosso está constituído pelo cólon e pelo reto. Quando o alimento é ingerido, ele passa do esôfago para o estômago, onde tem início a digestão. Em seguida, vai para o intestino delgado, onde os nutrientes essenciais são absorvidos. O alimento digerido passa para o cólon, que absorve a água. Após passar pelo cólon, os resíduos remanescentes (fezes) são mantidos no reto até a eliminação pelo ânus.
     
  • Cólon. O cólon é dividido em quatro partes.
  1. Cólon ascendente. Primeira parte do cólon começa do lado direito inferior do abdome, logo após o intestino delgado, seguindo um trajeto ascendente.
  2. Cólon transverso. Segunda parte atravessa a parte superior do abdome.
  3. Cólon descendente. Terceira parte desce pelo lado esquerdo do abdome.
  4. Cólon sigmoide. Parte final do cólon tem a forma de “S”.

As paredes do cólon são compostas por várias camadas de tecido. A maioria dos cânceres de cólon inicia-se no revestimento mais interno do intestino e se desenvolvem a partir do crescimento de pólipos. Quase todos os cânceres do intestino aparecem no intestino grosso, 2/3 deles no cólon.

  • Reto. O reto é a última parte do intestino grosso, antes do ânus, e tem cerca de 15 cm de comprimento. Para entender a localização de um câncer no reto, é necessário dividi-lo em três partes: superior, média e inferior. O reto superior é a região situada imediatamente após o cólon sigmoide, o reto inferior é a parte final do intestino grosso, ligada ao ânus. De todos os cânceres de intestino cerca de 1/3 se desenvolve no reto.
     
  • Ânus. O ânus é a área muscular no final do intestino grosso. É a região que se comunica com o exterior e que contém um anel muscular (esfíncter) que controla a saída das fezes do corpo.
Fonte: American Cancer Society (21/02/2018)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive