Os rins são um par de órgãos em forma de feijão que estão fixos na parede póstero-superior da cavidade abdominal um a cada lado da coluna vertebral. Ambos estão protegidos pela parte inferior da caixa torácica.
Os pequenos órgãos localizados sobre cada um dos rins são as glândulas suprarrenais e estão revestidas por uma fina e fibrosa camada de gordura, conhecida como fáscia de Gerota ou fáscia renal.
A principal função dos rins é filtrar o sangue, removendo o excesso de água, sal e resíduos através da urina. A urina é armazenada na bexiga até o momento de ser eliminada ao urinar.
Além de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham outras funções como:
A presença dos dois rins é importante, mas é necessário apenas um para que sua função seja plenamente cumprida.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 05/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.