Prevenção do câncer é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. Segundo estimativas do INCA, para o triênio 2020/2022, cerca de 625 mil de pessoas serão diagnosticadas com câncer no Brasil, em cada um desses anos.
Além dos problemas físicos e emocionais causados pelo câncer, os altos custos dos tratamentos são também fatores importantes a serem considerados pelos pacientes e seus familiares. Ao prevenir a doença, o número de novos casos pode ser reduzido, e isso diminuirá consequentemente o número de mortes causadas por câncer.
O câncer não é uma doença única, mas um grupo de doenças relacionadas. Muitos fatores podem aumentar ou diminuir o risco de uma pessoa contrair a doença, como alterações nos genes, estilo de vida e meio ambiente.
Os pesquisadores estão avaliando diferentes formas para a prevenção do câncer, como:
Texto originalmente publicado no site da National Cancer Institute, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.