Tipos de Câncer

Tumores Ósseos


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O osso

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/12/2012 - Data de atualização: 08/02/2022


O osso é a estrutura de suporte do corpo. O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso. Alguns ossos têm um espaço interno central denominado cavidade medular, revestida pelo endósteo, que contém a medula óssea. Em suas extremidades, o osso tem um tecido elástico e flexível, denominado cartilagem.

A cartilagem é constituída por uma matriz de tecido fibroso, misturada com uma substância similar a um gel que não contém muito cálcio.

A maioria dos ossos se forma a partir da cartilagem. Após a formação dos ossos, a cartilagem pode permanecer em suas extremidades amortecendo e protegendo os ossos. A cartilagem é mais mole do que o osso, porém mais firme do que a maioria dos tecidos.

A cartilagem, os ligamentos e alguns outros tecidos, juntos, são responsáveis pela união dos ossos do corpo. Nos adultos, a cartilagem é encontrada nas articulações, no tórax e em partes da face. A traqueia, laringe e a parte externa da orelha são outras estruturas que contém cartilagem.

O osso em si contém dois tipos de células, os osteoblastos, responsáveis pela formação de tecido ósseo, e os osteoclastos, que participam da remodelação óssea. Apesar de não parecer, a verdade é que os ossos são muito ativos, por todo o nosso corpo, novo osso está sempre se formando, enquanto o osso mais velho se dissolve.

Em alguns ossos, a medula é apenas tecido adiposo, enquanto em outros, é uma mistura de células adiposas com células formadoras do sangue. Estas últimas produzem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Outras células produzidas na medula óssea incluem as células plasmáticas e os fibroblastos.

O câncer pode se desenvolver a partir de qualquer uma dessas células.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/06/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive