Tipos de Câncer

Câncer de Intestino Delgado


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O Intestino Delgado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/04/2013 - Data de atualização: 27/03/2017


O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.

A primeira parte do sistema digestivo (estômago e intestino delgado) é responsável por obter do alimento ingerido os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, enquanto a última parte (cólon e reto) é caracterizada por ser a parte do intestino na qual os movimentos peristálticos fazem maior pressão no bolo alimentar a fim de solidificá-lo e transformá-lo em fezes.

O intestino delgado se divide em três segmentos onde os nutrientes dos alimentos são absorvidos para a corrente sanguínea. Eles constituem a maior parte do comprimento do intestino delgado:

  • Duodeno. Está ligado diretamente ao estômago, responsável pelo esvaziamento de seu conteúdo. O duodeno está dividido em quatro partes: superior, descendente, inferior e ascendente.

  • Jejuno. É o segundo segmento do intestino delgado e junto com o íleo tem cerca de 6 a 7 m.

  • Íleo. O íleo começa na parte final do jejuno e termina no começo do intestino grosso (cólon).



Fonte: American Cancer Society (09/02/2016)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive