Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O impacto da mídia na detecção do câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/02/2020 - Data de atualização: 17/02/2020


O acesso à informação facilita a detecção precoce de câncer de mama. (Ilustração: Watermin/Getty Images)

Desde que a campanha do Outubro Rosa se popularizou mundo afora, o câncer de mama virou assunto corriqueiro nas reportagens de TVs, rádios, jornais, revistas e sites. Mas será que essa divulgação toda auxilia mesmo a flagrar a doença precocemente? Afinal, mulheres mais antenadas descobrem o tumor com antecedência? Foram essas questões que o jornalista e pesquisador José de Moura Leite Netto resolveu investigar em sua tese de doutorado no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo.

Para isso, ele entrevistou 607 pacientes de 35 a 74 anos que tinham acabado de receber um diagnóstico positivo. “O trabalho mostra claramente que as pacientes com mais acesso à informação tiveram uma detecção precoce, o que significa tratamento mais tranquilo e maiores chances de cura”, resume Netto.

O autor ainda aponta a necessidade de aumentar o acesso aos meios de comunicação sérios. “É preciso ampliar a oferta de produtos jornalísticos sobre saúde, especialmente às classes sociais menos favorecidas”, diz.

(Ilustração: Watermin/Getty Images)

Fonte: Saúde É Vital

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive