Depois que o alimento é mastigado e engolido, ele entra no esôfago, um tubo que leva o alimento pela garganta e tórax até o estômago. O esôfago se junta ao estômago na junção gastroesofágica (GE), que fica logo abaixo do diafragma (a fina camada de músculo respiratório sob os pulmões). O estômago é um órgão semelhante a um saco que contém os alimentos e começa a digeri-los secretando o suco gástrico. A comida e o suco gástrico são misturados e em seguida, despejados na primeira parte do intestino delgado, chamada duodeno.
Algumas pessoas usam a palavra estômago ou barriga para se referir à área do corpo entre o tórax e a região pélvica. O termo médico para essa área é abdômen. Por exemplo, algumas pessoas com dor nesta área dizem que têm "dor de estômago" ou “dor de barriga”quando na verdade a dor pode ser proveniente do apêndice, intestino delgado, cólon (intestino grosso) ou outros órgãos na área. Os médicos chamariam esse sintoma de dor abdominal, porque o estômago é apenas um dos muitos órgãos do abdômen.
O câncer de estômago não deve ser confundido com outros cânceres que podem ocorrer no abdômen, como câncer de cólon (intestino grosso), fígado, pâncreas ou intestino delgado, porque esses cânceres podem ter sintomas diferentes, prognósticos diferentes e tratamentos diferentes.
O estômago é formado por cinco partes:
As três primeiras partes do estômago (cárdia, fundo e corpo) são denominadas de estômago próximal. Algumas células dessas regiões do estômago produzem ácido e pepsina (uma das enzimas digestivas), partes do suco gástrico, que ajudam na digestão dos alimentos. Elas também produzem a proteína denominada fator intrínseco, que o organismo precisa para absorver a vitamina B12.
As duas partes inferiores (antro e piloro) são denominadas de estômago distal. O estômago tem duas curvas, que formam sua parte superior e as bordas inferiores. Elas são denominadas de curvatura menor e curvatura maior, respectivamente.
Outros órgãos próximos ao estômago incluem o cólon, fígado, baço, intestino delgado e pâncreas.
A parede do estômago está formada pelas seguintes partes:
As camadas são importantes para determinar o estadiamento da doença e prognóstico do paciente. Quando o tumor se desenvolve a partir da mucosa para as camadas mais profundas, o estadiamento torna-se mais avançado e o prognóstico não é tão bom.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/12/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.