Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O dia-a-dia do Paciente em um Estudo Clínico

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/01/2016 - Data de atualização: 31/01/2016


A primeira coisa que acontece antes de qualquer procedimento do estudo ser realizado, é a entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para você ler, esclarecer suas dúvidas e se quiser, assinar e datar. Desta forma, você estará aceitando participar do estudo por livre e espontânea vontade e estará ciente de todos os possíveis riscos e benefícios que o estudo pode oferecer.

TCLE assinado, dúvidas esclarecidas, passamos então para a lista dos critérios de seleção (inclusão e exclusão) necessários para você entrar no estudo sobre o câncer. Provavelmente, você precisará realizar alguns exames, antes de ser incluído (ou não) no estudo. Cabe ressaltar que, mesmo você optando em participar, você pode ser recusado por não ter sido aceito em algum critério obrigatório de inclusão ou ter algum critério impeditivo que o exclua do protocolo.

A partir daí você será identificado pelas suas iniciais e ganhará um número que poderá ser sorteado aleatoriamente (esta fase chama-se randomização) e passa a seguir todas as prescrições desta equipe, que é quem passa a monitorar e acompanhar sua saúde bem de perto.

Com certeza você vai estranhar a quantidade de vezes em que terá que ir ao Centro de Pesquisa para consultas ou exames de sangue ou de imagem. É isso mesmo, sua saúde será constantemente monitorada.

Por isso, durante o estudo, se lhe acontecer qualquer coisa, avise imediatamente o seu médico ou alguém da equipe. E mais, não tome qualquer medicação sem antes falar com eles.

Normalmente, você realizará todos os procedimentos previstos no estudo no centro de pesquisa. Porém, algumas vezes, pode ser necessário ir até algum laboratório para realizar algum exame.

Alguns exemplos do que você pode fazer ao participar de um estudo clínico:

  • Coletas de exame de sangue.
  • Exames de imagem.
  • Consultas médicas.
  • Tratamentos previstos no protocolo.
  • Preenchimento de formulários.
  • Esclarecimento de dúvidas com a equipe e/ou conversa com outros pacientes.
  • Receber medicamentos.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive