Cuidador é a pessoa que ajuda, que cuida de um paciente com câncer com uma frequência regular sem qualquer remuneração. Na maioria dos casos, quem exerce essa função é um familiar, que pode ser o cônjuge, companheiro(a), pais ou filhos. Quando a família não mora próxima, amigos ou vizinhos podem assumir essa responsabilidade. O cuidador tem um papel fundamental na atenção ao paciente com câncer, influenciando diretamente no bem-estar físico e emocional do mesmo.
Atualmente, a maioria dos tratamentos contra o câncer é feita em regime ambulatorial. Isso significa que pode ser necessária a presença de um acompanhante para que os cuidados diários do paciente e aqueles com necessidades especiais sejam atendidos a domicílio. Como resultado, os cuidadores acabam assumindo diferentes papéis, que mudam durante e após o tratamento da doença.
Como cuidador, você tem uma grande influência sobre como o paciente com câncer lida com a doença. Seu incentivo e apoio são fundamentais durante todos os momentos, ajudando inclusive no seguimento correto do esquema de tratamento proposto e nos cuidados adicionais, como a importância das refeições saudáveis e dos momentos de descanso.
Aqui, daremos uma ideia do papel do cuidador de um paciente com câncer e daremos algumas dicas sobre como cuidar de si mesmo durante esse período.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.