Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O cuidador

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/12/2019 - Data de atualização: 09/12/2019


Cuidador é a pessoa que ajuda, que cuida de um paciente com câncer com uma frequência regular sem qualquer remuneração. Na maioria dos casos, quem exerce essa função é um familiar, que pode ser o cônjuge, companheiro(a), pais ou filhos. Quando a família não mora próxima, amigos ou vizinhos podem assumir essa responsabilidade. O cuidador tem um papel fundamental na atenção ao paciente com câncer, influenciando diretamente no bem-estar físico e emocional do mesmo.     

Atualmente, a maioria dos tratamentos contra o câncer é feita em regime ambulatorial. Isso significa que pode ser necessária a presença de um acompanhante para que os cuidados diários do paciente e aqueles com necessidades especiais sejam atendidos a domicílio. Como resultado, os cuidadores acabam assumindo diferentes papéis, que mudam durante e após o tratamento da doença.

Como cuidador, você tem uma grande influência sobre como o paciente com câncer lida com a doença. Seu incentivo e apoio são fundamentais durante todos os momentos, ajudando inclusive no seguimento correto do esquema de tratamento proposto e nos cuidados adicionais, como a importância das refeições saudáveis e dos momentos de descanso.

Aqui, daremos uma ideia do papel do cuidador de um paciente com câncer e daremos algumas dicas sobre como cuidar de si mesmo durante esse período.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive