top
De Paciente

para Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O câncer vai tentar tomar o controle. Não deixe que isso aconteça

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2016 - Data de atualização: 12/04/2016


Sim, o diagnóstico de câncer possui dois grande golpes: o de te fazer tirar forças inexplicáveis para ter que lidar imediatamente com a doença e o de ter que gerenciar essa súbita perda de direção e controle. O ideal é que tenhamos sempre a "força", mas calma! A boa notícia é que é possível recuperar e retomar o controle.  

Quando recebi a notícia de que estava com câncer, o turbilhão na mente em torno do diagnóstico inicial resultou em uma sensação total de choque. Não estava na minha 'tela de radar' receber uma notícia dessas, mas depois de uma triagem de rotina, fui atingido na cabeça com uma pedra enorme. Pior, ali fui deixado para sentir seu peso esmagador junto a uma enorme sensação de perda não só do meu corpo, mas da minha vida. Senti como se tivesse pouco ou nenhum tempo para decidir e, como todos ao meu redor, queria começar a combater este câncer o mais rápido possível.

O problema é que todas essas emoções levam a sentimentos de desesperança e muita tristeza. Essa ansiedade inicial, por exemplo, se juntou ao medo do desconhecido do que poderia estar por vir. Foi difícil encarar o futuro quando eu não sabia o que o futuro poderia ser. Foi difícil compreender e também me concentrar no começo e em todo o processo do tratamento.  

Bom, foi aí que comecei a agir. Eu sabia que os médicos tinham um plano para meu tratamento e eu tive que desenvolver um plano para o meu próprio tratamento emocional. Descobri algumas estratégias que me ajudaram a navegar por essa jornada de retomar o controle da minha vida e quero compartilhá-las com vocês:

  • Seja assertivo. Fale por si mesmo! Se permita ser seu próprio advogado. Pergunte muito a sua equipe médica e persista até obter as respostas que você sente que precisa serem respondidas para aliviar sua ansiedade.

  • Conhecimento é poder! Quanto mais informações você compreender antes, durante e após o tratamento sobre a doença e também sobre o que você deve esperar, mais seus medos irão diminuir. Estude sobre o seu tipo específico de câncer. Aprenda o máximo possível para ser um paciente bem informado. Acredite, isso faz a diferença.

  • Faça parte de um grupo de apoio. Estar com outras pessoas que compartilham muitas de suas mesmas ansiedades, preocupações e como você está enfrentando a doença é tremendamente benéfico. Reunir-se com outras pessoas sem medo de ser julgado pode ser de extremo conforto.

  • Se você acredita em um poder superior, isto lhe dará esperança para o futuro. Mas se achar uma missão muito difícil, reúna a força de sua família e entes queridos que entendam suas necessidades.

Como seguir em frente e recuperar este importante e muito necessário resgate do autocontrole quando você se sente tão devastado? Não existem respostas prontas para isso. Mas o fato é que ninguém está pronto para ouvir "Você tem câncer", não é confortável nem reconfortante sentir-se 'preso' ao ter que tomar decisões e escolhas que irão mudar sua vida. Se você sente que seu controle interno não é tão sólido como você gostaria que fosse, tente recuperar o controle para assumir o comando.

Se você agir de todo coração e acreditar que tudo terminará bem, permitirá alcançar melhores resultados internos e externos. Então que tal começar a praticar agora mesmo?

Texto escrito por L.C


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive