Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Novo exame de sangue mostra se tratamento contra câncer teve efeito em 24h

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/06/2021 - Data de atualização: 24/06/2021


Cientistas da Universidade de Singapura (NUS) e do Instituto de Inovação e Tecnologia em Saúde (iHealthtech) desenvolveram o primeiro exame de sangue do mundo que revela em 24 horas se o tratamento contra o câncer teve efeito no paciente.

Com o acompanhamento diário do teste, chamdo de ExoSCOPE, é possível modificar ou adaptar o tratamento dos pacientes em tempo real.

"Com o ExoSCOPE, podemos medir diretamente os resultados da eficácia da terapia 24 horas após o início do tratamento", disse Shao Huilin, professora assistente e coautora do estudo. "Isso reduz significativamente o tempo e o custo para monitorar o tratamento do câncer."

O ExoSCOPE funciona como uma plataforma de nanotecnologia integrada que identifica vesículas extracelulares, secretadas pelas células cancerosas que circulam no sangue e que carregam uma variedade de "cargas" herdadas de suas células-mãe, incluindo proteínas, DNA, RNA e até medicamentos.

Quando o tratamento é bem-sucedido, significa que o medicamento se ligou à célula cancerosa e interferiu no crescimento do tumor. A célula tratada libera vesículas extracelulares contendo o medicamento e, assim, a tecnologia consegue identificar as mudanças na corrente sanguínea.

De acordo com a equipe por trás do estudo, só é necessária uma pequena amostra de sangue e o procedimento, ao todo, leva menos de uma hora para ser concluído.

Até agora, o estudo clínico teve resultados bem otimistas. O ExoSCOPE alcançou uma taxa de precisão de 95% após analisar 163 amostras de sangue de 106 pacientes com câncer de pulmão nas 24 horas após o início do tratamento. Para comparação, eles usaram imagens dos tumores.

Uma patente já foi registrada para o ExoSCOPE e a equipe da NUS espera colocar essa tecnologia no mercado nos próximos três anos. Por enquanto, a equipe planeja expandir sua plataforma para diferentes terapias e também aplicar a tecnologia em problemas cardiovasculares e neurológicos.

Fonte: Exame



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive