Novidades no Tratamento do Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular

Pesquisas sobre câncer de pele basocelular e espinocelular estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços em prevenção e tratamentos.

  • Pesquisa básica

Os pesquisadores fizeram grandes progressos nos últimos anos ao entender como a luz ultravioleta (UV) danifica o DNA das células normais da pele, tornando-as células cancerígenas. Atualmente, eles estão trabalhando para aplicar essas informações em estratégias de prevenção e tratamento do câncer de pele.

  • Educação

A maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitada. A melhor maneira de reduzir o número de casos da doença, a dor e a perda de vidas é educar a população sobre os fatores de risco, prevenção e detecção precoce do câncer de pele. É importante que os profissionais de saúde e os ex-pacientes lembrem a todos sobre os perigos do excesso de exposição aos raios ultravioleta provenientes do sol e de fontes artificiais, e sobre como pode ser fácil se proteger contra o excesso de radiações ultravioleta.

Os cânceres de pele podem, muitas vezes, serem diagnosticados precocemente, quando é mais provável de serem curados. O autoexame mensal da pele e a conscientização sobre os sinais de alerta do câncer de pele podem ser úteis para o diagnóstico num estágio inicial quando a cura ainda é possível.

  • Prevenção do câncer de pele genital

O carcinoma espinocelular que se inicia na região genital é responsável por quase metade das mortes por esse tipo de câncer de pele. Muitos desses cânceres estão relacionados à infecção por certos tipos de vírus do papiloma humano (HPV). Limitar o número de parceiros sexuais e adotar práticas de sexo seguro podem diminuir o risco da doença.

Vacinas estão disponíveis para ajudar a proteger contra a infecção de alguns tipos de HPV. A principal intenção dessas vacinas é reduzir o risco de câncer do colo do útero, mas também podem diminuir o risco de outros tipos de câncer relacionados ao HPV, incluindo alguns cânceres de pele espinocelulares.

  • Quimioprevenção

A quimioprevenção consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de câncer. É provável, que a quimioprevenção seja mais útil para pessoas com alto risco de câncer de pele, como aquelas com certas condições genéticas (síndrome do nevo basocelular, xeroderma pigmentosa, entre outras), histórico de câncer de pele e aquelas que receberam transplantes de órgãos.

Os medicamentos mais amplamente estudados até agora são os retinoides, que estão relacionados à vitamina A. Eles têm se mostrado promissores na redução do risco de câncer espinocelular, mas podem apresentar efeitos colaterais, incluindo defeitos congênitos. Por esta razão, neste momento, não são amplamente utilizados. Mais estudos com retinoides estão em andamento.

Nicotinamida. Uma forma de vitamina B3 mostrou reduzir o risco do câncer basocelular e espinocelular em pessoas com alto risco e com muito poucos efeitos colaterais, embora não tenha sido estudada extensivamente em pacientes com sistema imunológico enfraquecido.

As terapias alvo denominadas inibidores da via de Hedgehog, podem ajudar alguns pacientes com síndrome do nevo basocelular. Por exemplo, o medicamento vismodegib mostrou reduzir o número de novos casos de cânceres basocelulares, além de diminuir os tumores existentes em pacientes com essa síndrome. Esse medicamento pode apresentar alguns efeitos colaterais, como perda do paladar e cãibras musculares. Mais pesquisas sobre esses e outros medicamentos similares estão em andamento.

Outros medicamentos também estão sendo estudados para reduzir o risco de câncer de pele basocelular e espinocelular em pessoas de alto risco.

  • Diagnóstico

Algumas abordagens recentes para diagnosticar o câncer de pele não exigem a retirada de uma amostra de pele. Exemplos de “biópsias ópticas” incluem microscopia confocal de refletância e tomografia de coerência óptica. Essas técnicas estão disponíveis em poucos locais e provavelmente se tornarão mais comuns nos próximos anos.

Embora não seja comum que o câncer de pele basocelular ou espinocelular se dissemine para outros órgãos, esses cânceres podem ser difíceis de serem tratados se isso ocorrer. Atualmente, os médicos estão pesquisando melhores formas de determinar quais cânceres de pele têm probabilidade de crescer e se disseminar mais rapidamente e, portanto, podem precisar de um tratamento mais intenso. Por exemplo, algumas pesquisas mostraram que o câncer de pele espinocelular com níveis mais baixos da proteína INPP5A parece ter maior probabilidade de se disseminar. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para que esse tipo de teste de tumor se torne rotineiro.

  • Tratamentos locais

Os tratamentos locais atuais, como cirurgia e radioterapia, respondem bem para a maioria dos cânceres de pele basocelular e espinocelular. Ainda assim, alguns cânceres pequenos podem ser difíceis de tratar se estiverem localizados em áreas de difícil acesso. Novas formas de tratamento não cirúrgicas, como novos medicamentos tópicos, terapia fotodinâmica e cirurgia a laser podem reduzir cicatrizes e outros possíveis efeitos colaterais do tratamento. Estudos estão em andamento para determinar a melhor maneira de usar esses tratamentos.

  • Tratamento da doença avançada

A maioria dos cânceres de pele é diagnosticada e tratada em estágio inicial, quando são mais propensos a serem curados, mas alguns podem se disseminar para outros órgãos. Esses tumores podem ser difíceis de serem tratados com as terapias atuais, como radioterapia e quimioterapia.

Câncer espinocelular. Vários estudos estão testando novas terapias alvo para câncer de pele espinocelular avançado. Por exemplo, as células cancerígenas, muitas vezes, têm em sua superfície a proteína EGFR, que pode ajudá-las a crescer. Medicamentos que têm como alvo essa proteína, como o cetuximab, estão em fase de testes em estudos clínicos, tanto isoladas quanto em combinação com outros tratamentos.

Imunoterapia. É outra abordagem recente para o tratamento de alguns cânceres espinocelulares avançados. Os inibidores do controle imunológico são uma opção para o tratamento para alguns desses tipos de câncer.

Câncer basocelular. É muito raro os cânceres basocelulares alcançarem um estágio avançado, mas quando o fazem, esses cânceres podem ser difíceis de serem tratados. O vismodegib e sonidegib, medicamentos que têm como alvo a via Hedgehog, podem ajudar alguns pacientes. Outros medicamentos que têm como alvo essa via também estão sendo estudados.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/07/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho