top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Novas Terapias

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/03/2012 - Data de atualização: 08/03/2012


Anticorpos Monoclonais

Os quimioterápicos convencionais agem diretamente no mecanismo de divisão celular, tanto das células tumorais quanto das células saudáveis. Com o avanço da Oncologia, novos medicamentos que agem de forma diferente dos quimioterápicos convencionais estão sendo desenvolvidos.Os anticorpos monoclonais agem destruindo as células tumorais por ação mais específica. Eles se ligam especificamente às células doentes e as destroem, com um grau de toxicidade geralmente muito menor para o paciente e, portanto, com menor incidência de efeitos colaterais.

Atualmente, já dispomos de anticorpos monoclonais úteis para tratamento de carcinomas de cólon, mama, linfomas. Em geral, ele é administrado em combinação com a quimioterapia, embora possa ser aplicado isoladamente em algumas circunstâncias específicas.

Efeitos Colaterais x Anticorpos Monoclonais

Os efeitos colaterais dos anticorpos monoclonais estão associados à infusão e geralmente ocorrem durante a administração da medicação. Falta de ar, sensação de calor, dor, queda da pressão arterial e rubor podem ocorrer, por isso é de extrema importância que tais sintomas sejam imediatamente notificados. Nas administrações subsequentes do tratamento com anticorpos monoclonais a tendência é a diminuição das reações à medicação. A administração concomitante com o regime quimioterápico não causa aumento significativo dos efeitos colaterais da quimioterapia escolhida.

Terapia Biológica

A terapia biológica (imunoterapia, bioterapia ou terapia modificadora da resposta biológica) é um tipo de tratamento que atualmente faz parte do arsenal de terapias contra o câncer. A terapia biológica utiliza o sistema imunológico do corpo, seja direta ou indiretamente para combater o câncer ou para diminuir os efeitos colaterais que alguns outros tipos de tratamento contra a doença possam provocar.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive