Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[NOTA] Boas experiências no território da saúde pública brasileira

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


O professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e Superintendente do Hospital Sírio Libanês, Dr. Gonzalo Vecina Neto, disse em sua palestra que a criação da CONITEC e a atuação desta Comissão no cenário da oncologia "é aclamável" e um elemento fundamental para a melhoria no acesso em saúde pública.

A CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) foi criada em abril de 2011 com a assinatura da Lei nº 12.401 e estabelece normas de incorporação, exclusão ou alteração pelo Sistema Único de Saúde, de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica (PCDT)

Em suma, o que o órgão faz é eleger os medicamentos e tecnologias que compõe a lista do SUS, através da análise de benefícios clínicos e de custos, e criar PCDTs. Uma importante diferença entre este e o antigo órgão responsável pela incorporação, a CITEC, é que a CONITEC realiza Consultas Públicas a cada pedido de incorporação.

Para o professor, embora o Brasil deva criar a sua inteligência local de incorporação de tecnologias, a ` CONITEC reproduz boas experiências, como a canadense e americana.  Ele diz que ainda que a Comissão ´puxou', estimulou, a criação e aperfeiçoamento de conhecimentos científicos no país, como os centros de apoio à CONITEC.

"Visitei o da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais e fiquei muito impressionado com a qualidade das análises que eles estão oferecendo à CONITEC. A melhor evidência sempre será aquela mais crivada e essas centros, que deverão se difundir, estão apresentando meta-análises muito bem feitas. E a CONITEC é o anucleador destas análises ".

O professor aponta que, no entanto, a CONITEC está longe de ser algo 'pronto'.

"Este é uma boa experiência em processo de construção. Vamos acompanhar. Ter humildade para isso".


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive