Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

No combate ao câncer, você faz a sua parte?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


No Brasil, é a segunda maior causa de mortes, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.  É uma preocupação mundial já que os custos com o tratamento são altíssimos.

Nesse dia 4 de fevereiro, Dia Mundial Contra o Câncer, organizado pela UICC (Union for International Cancer Control) todos podem aderir e ajudar a chamar atenção para a importância da adoção de uma postura pró-ativa no combate à doença. O problema não é dos outros, mas sim, de cada um de nós.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão é que, em 2030, ocorram  mais de 22 milhões novos casos da doença. Segundo a presidente do Instituto Oncoguia, a psico-oncologista e especialista em Bioética, Luciana Holtz, "todos nós somos corresponsáveis por essa epidemia. Temos que priorizar a saúde em nossas vidas e não correr atrás quando a doença aparece. Todas as pessoas devem assumir uma postura ativa e responsável perante a própria saúde”.

A luta contra o câncer requer ações conjuntas de toda a população, profissionais de saúde, imprensa, tomadores de decisão e governo, que com estratégias adequadas de prevenção e detecção precoce, podem começar a mudar essa realidade hoje. "Para cada um de nós ficam as seguintes tarefas: ter uma dieta equilibrada, realizar exercícios físicos com frequência, manter um peso saudável, não fumar e realizar exames, quando necessário”, alerta Holtz. Com essas medidas cerca de um terço dos diagnósticos podem ser evitados e se detectados precocemente, apresentam possibilidades de cura em até 90% dos casos, (dependendo do tipo da neoplastia).

Outro fator importante é não ter medo do câncer, o diagnóstico não é mais uma sentença de morte. É preciso alterar a percepção pública negativa e estigmatizada da doença. "Termos o dia mundial ajuda muito, mas essa é uma agenda que deve ser constante para que se aumentem os esforços e a conscientização sobre a prevenção do câncer, por meio da adoção de comportamentos saudáveis e da busca pelo diagnóstico precoce”, afirma a presidente do Instituto.

Dados da OMS apontam que o custo econômico do tratamento do câncer é estimado em US$ 458 bilhões por ano, enquanto os custos com prevenção estão na casa dos US$ 2 bilhões, para países de baixa e média renda. Os números provam o quanto é necessário uma postura pró-ativa na luta contra a doença.

O Instituto Oncoguia assume, desde sua fundação em 2009, o seu compromisso nessa luta fornecendo informação de qualidade para pacientes, familiares e toda população que quer entender um pouco mais sobre esta questão que já está e estará cada vez mais presente no dia a dia de todos.
_______________________________________
Sobre o Instituto Oncoguia – Oncoguia é uma organização da sociedade civil que busca garantir os direitos do paciente com câncer por meio do acesso a informação de qualidade, apoio e suporte ao paciente e atuação em políticas públicas.

Para saber mais: www.oncoguia.org.br

Contatos com a Imprensa

Priscila Moreira – (11) 3053.6917


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive