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Mudanças no Estilo de Vida após o Câncer de Esôfago

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/05/2015 - Data de atualização: 16/05/2015


Você não pode mudar o fato de você ter tido câncer de esôfago, mas pode mudar o seu modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma.

Faça Escolhas Saudáveis

O diagnóstico de câncer de esôfago faz com que a maioria dos pacientes passe a ver a vida sob outra perspectiva. Muitos começam a se preocupar com a saúde, tentam alimentar-se melhor, levar uma vida menos sedentária, tentam maneirar no álcool ou param de fumar.

Não se estresse com pequenas coisas. É o momento de reavaliar a vida e fazer mudanças. Se preocupe com sua saúde.

  • Alimente-se Bem

Tente não se preocupar com a mudança no paladar ou o possível ganho de peso devido ao tratamento. Se você tem dificuldades para se alimentar, procure mudar seus hábitos alimentares. Coma menos e mais vezes por dia. As coisas tendem a melhorar com o tempo. Se você sentir necessidade procure um nutricionista. É muito importante em caso de estenose ou uso de stent a orientação do seu médico ou nutricionista, assim como em pacientes que portam jejunostomia ou gastrostomia.

Uma das melhores coisas a se fazer agora é reorganizar seus hábitos alimentares. Opte por alimentos mais saudáveis e tente manter um peso adequado. Você se surpreenderá com os benefícios que isso irá lhe trazer.

  • Exercícios, Cansaço e Repouso

A sensação de estar sempre cansado pode ser comum após o tratamento do câncer de esôfago. Porém é um tipo de cansaço diferente, que não melhora após um período de descanso. É uma espécie de fadiga e uma das maneiras de reduzir essa sensação é justamente buscar se exercitar, mesmo sendo difícil. Comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando os exercícios conforme vá se sentindo com mais disposição. Converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a prática de exercícios.

Benefícios da atividade física:

  • Melhora o condicionamento cardiovascular.
  • Aliado a uma boa dieta, ajuda na perda de peso.
  • Melhora a musculatura.
  • Reduz a fadiga.
  • Pode diminuir a ansiedade e depressão.
  • Pode fazer com que você se sinta mais feliz e melhor consigo mesmo.
  • Reduz as chances do aparecimento de um novo câncer.

Diminuindo o Risco da Recidiva

A maioria das pessoas querem saber se mudanças específicas no estilo de vida podem reduzir o risco do câncer de esôfago continuar em progressão ou recidivar. Para muitos tipos de câncer existem evidências comprovadas para orientar as pessoas, isso não significa que nada vai ajudar é só que para a maior parte esta é uma área que ainda não foi bem estudada. A maioria dos estudos analisaram as mudanças de estilo de vida, primeiramente, como forma de prevenção do câncer, e não para diminuir a velocidade da progressão da doença ou de uma recidiva.

O tabagismo e alcoolismo estão claramente relacionados com o câncer de esôfago. Portanto, não fumar, nem beber reduz o risco de recidiva da doença. Fumar durante o tratamento faz com que o mesmo se torne menos eficaz, por isso, se você fuma, é muito importante parar. Parar de fumar reduz sua chance de desenvolver novos tipos de câncer, especialmente de cânceres de cabeça e pescoço ou pulmão, que é um problema sério entre os sobreviventes do câncer de esôfago. Deixar de fumar também melhora o apetite e o estado de saúde em geral.

Adotar comportamentos saudáveis, como comer bem, praticar atividade física regular e manter um peso saudável também podem ajudar, mas não existe uma certeza. No entanto, sabe-se que esses tipos de ações podem ter efeitos positivos sobre a saúde que podem se estender além do seu risco de câncer de esôfago.

Fonte: American Cancer Society (02/03/2015)


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