Após a confirmação diagnóstica do câncer de colo do útero pela biópsia, o médico solicitará mais alguns exames para determinar a extensão da doença como, por exemplo, cistoscopia e proctoscopia.
Esses exames são realizados em mulheres com tumores maiores, não sendo necessários se o câncer foi diagnosticado em estágio inicial.
Na cistoscopia, um tubo delgado com uma câmera na extremidade, é inserido no interior da bexiga através da uretra, permitindo ao médico verificar se há presença do câncer em ambos os órgãos. Algumas amostras de tecido são retiradas durante o procedimento e enviadas para análise anatomopatológica. A cistoscopia pode ser realizada com anestesia local ou geral.
A proctoscopia é a inspeção visual do reto por meio de um endoscópio, para verificar a disseminação de câncer de colo do útero nesse órgão.
O médico também fará um exame pélvico, para avaliar sinais e sintomas e determinar se a doença se disseminou para outras regiões além do colo do útero.
Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.