Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

MS responde demanda do Oncoguia sobre atualização de protocolo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/10/2017 - Data de atualização: 04/10/2017


O que houve?

Tendo em vista a recente incorporação do medicamento Trastuzumabe para o tratamento do Câncer de Mama metastático, no Sistema Único de Saúde, publicada pela Portaria MS-SCTIE nº 29, de 02/08/17 DOU de 03/08/17 p.114 - seção 1 n° 148,  questionamos via LAI ao Ministério da Saúde como seria realizada a compra do medicamento. Ou seja, se a compra será  centralizada, tal como acontece nos casos de câncer de mama inicial e localmente avançado, ou se ficaria a cargo do hospital habilitado em oncologia.

Em síntese, o Ministério da Saúde respondeu-nos que já realiza a aquisição centralizada do medicamento para outras situações clínicas, e que ao quantitativo já adquirido por compra centralizada será adicionado o quantitativo para atendimento do medicamento para o tratamento do câncer de mama Her2 – positivo metastático em primeira linha de tratamento. Porém, o MS ressaltou que o PCDT desta condição clínica precisa ser atualizado para contemplar a indicação proposta.

Sendo da CONITEC a competência para elaborar e atualizar os PCDTs (ou DDTs) no âmbito do Sistema Único de Saúde, questionamos neste último mês de setembro, ao Ministério, qual o status do processo de revisão do PCDT (ou DDT)  para o câncer de mama, especialmente o câncer de mama metastático. 

Em resposta, fomos informados que frente à incorporação do trastuzumabe que aconteceu em agosto/2017 e a diretriz de câncer de mama que encontra-se em processo de atualização para sua viabilização e distribuição para população, os processos estão ocorrendo com a maior celeridade. Segundo o MS, tão logo sejam concluídos, o medicamento será disponibilizado.  
          
E agora?
 
O prazo máximo para que o Ministério da Saúde efetive a oferta do medicamento é de cento e oitenta dias, a contar da data da publicação da Portaria SCTIE/MS 29/2017, ocorrida em 03 de agosto de 2017.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive