Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

MS emite nota sobre dispensação de biossimilares

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2020 - Data de atualização: 30/10/2020


O que houve?

A aquisição e dispensação pelo Sistema Único de Saúde dos medicamentos oncológicos Rituximabe e Trastuzumabe e outros biológicos mudou e este foi o tema da Nota Técnica n°º 633/2020, do Ministério da Saúde.

A nota discorreu sobre a proposta do Ministério a respeito do uso de medicamentos biológicos originadores e seus biossimilares para atendimento aos pacientes no âmbito do SUS.

O teor da nota levou em consideração o entendimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre intercambialidade, a organização do Sistema Único de Saúde, a legislação vigente sobre compras públicas, as Políticas para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, que têm como estratégia o estabelecimento de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), entre outros fatores.

E agora?

O Oncoguia está atento às mudanças ocorridas na aquisição e distribuição do medicamento Trastuzumabe e esclarece que a troca indiscriminada de medicamento inovador para o biossimilar, ou entre biossimilares entre si, contraria o posicionamento da própria ANVISA e de várias sociedades médicas de referência no país. 

Sendo assim, tendo em vista que não existe um plano de transição claro sobre a intercambialidade dos medicamentos e dados robustos sobre o impacto da alternância entre medicamentos, o Oncoguia está, em conjunto com a BioRed Brasil, analisando todos os aspectos mencionados na Nota Técnica e dados de vida real sobre a dispensação do medicamento, a fim de propor melhorias estruturais e de gestão para que pacientes que já iniciaram seus tratamentos com determinado medicamento, seja ele inovador ou biossimilar, sigam com o mesmo fármaco até sua alta médica definitiva.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive