Mitos e Verdades sobre o Câncer

Desenvolver câncer é um castigo

Mito. Existem várias causas para o aparecimento do câncer, são os denominados fatores de risco, como, por exemplo, o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares e sedentarismo, que são em soma os principais responsáveis pelos casos de câncer.

Pessoas na minha família tiveram câncer, por tanto também terei já que o câncer é hereditário?

Mito. De forma geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns casos que são herdados, como o retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, que são os agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer no organismo, o que explica o porquê algumas dessas pessoas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

O câncer é contagioso?

Mito. Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus como os da hepatite B ou o HPV podem ser transmitidos por meio da transfusões de sangue ou de uso compartilhado de seringas contaminadas para injetar drogas ou por contato sexual, respectivamente.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel?

Mito. O traumatismo pode formar um nódulo que, em exames rotineiros, se assemelha a um tumor, mas é benigno. Outro fato frequente é que, a partir do momento do trauma, a preocupação da pessoa aumenta e, através do toque mais frequente ou outros exames pode-se descobrir um nódulo que já estava se desenvolvendo no corpo sem nenhuma manifestação evidente.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Mito. Fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. No entanto também está relacionado com o desenvolvimento de câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Mito. Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas. Existem aproximadamente 600 ingredientes nos cigarros. Quando queimados, ou seja, ao fumar, os cigarros criam mais de 7.000 produtos químicos. Sabe-se que pelo menos 69 desses produtos químicos provocam câncer e muitos são extremamente tóxicos. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer pelo consumo de cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos

Verdade. Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele apareça após os 40 anos de idade.

Pessoas afrodescendentes não correm risco de ter câncer de pele

Mito. Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no importando a raça ou idade, no entanto aquelas com maior concentração de melanina na pele, como as pessoas  afrodescendentes, apresentam menor incidência de câncer de pele. Embora seja mais raro, pode aparecer principalmente nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés. Por isso, todos devem proteger-se do sol usando chapéus e filtros solares adequados.

O uso de filtro solar protege contra todos os tipos de raios ultravioleta

Mito. Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa contra raios UVB e UVA. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares. Portanto procure usar um filtro solar com FPS a partir de 30 e que tenha proteção contra ambos tipos de radiações.

A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço

Verdade. Isto porque são as áreas mais expostas à radiação solar. A recomendação é utilizar protetor solar e chapéus ou bonés.

A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele

Verdade. Com a destruição da camada de ozônio, a probabilidade do aparecimento de lesões pré-cancerígenas e cancerígenas aumenta exponencialmente. A recomendação é sempre usar protetor solar ainda em dias nublados.

Encontrei um nódulo no meu pescoço. É câncer de tireoide

Mito. O autoexame da tireoide é muito importante para detectar nódulos precocemente. No entanto, localizar um nódulo nessa glândula não significa que você tenha câncer. Procure seu médico que irá examinar e solicitar exames para realizar o diagnóstico correto e eventualmente tratar o nódulo encontrado. A maioria dos nódulos achados na tireoide são benignos.

Hipotireoidismo ou hipertireoidismo são  sintomas do câncer de tireoide

Mito. Todas as pessoas que têm alguma alteração na anatomia ou função da glândula tireoide devem consultar um médico e realizar os exames para diagnosticar esta alteração. O hipo e o hipertireoidismo não estão relacionados com o aparecimento de câncer.

Se eu faço o autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia

Mito. Normalmente, se você fizer o autoexame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. A American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o autoexame e o exame clínico feito por um profissional de saúde como forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama. No Brasil existe a lei 11.664 desde 2010 que prevê a realização de mamografia em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Amamentar protege do câncer de mama?

Verdade. Quando o bebê mama, as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de desenvolver a doença.

Desodorante antiperspirante causa câncer de mama

Mito. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer relação entre o uso de desodorantes e câncer de mama. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

A frequência sexual interfere na ocorrência de câncer de mama

Mito. Não. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a frequência sexual e o surgimento do câncer. É importante mencionar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que protege contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.

Viajar de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares e torres de energia aumenta o risco de desenvolver câncer

Mito. Não há nenhuma comprovação científica de que radiação eletromagnética, de celulares, micro-ondas e aviões possam causar tumores. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação desse tipo de radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece "em aberto” e mais pesquisas e mais tempo de investigação em pessoas expostas, são necessárias para se chegar a uma conclusão. É importante ressaltar que a radioatividade representa riscos para desenvolver um câncer.

Alimentos cozidos em forno de micro-ondas provocam câncer

Mito. As micro-ondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções do fabricante. A exposição a altas doses de micro-ondas pode provocar queimaduras ou lesões oculares como catarata, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não deve causar problemas.

Um paciente com câncer de próstata tem perda da masculinidade

Mito. De forma alguma, no entanto os tratamento para o câncer de próstata podem provocar alguns efeitos colaterais que devem ser avaliados e tratados individualmente.  

O toque retal para a investigação do  câncer de próstata causa diminuição de virilidade

Mito. O toque retal não afeta o desempenho sexual de quem realiza o exame. Se a doença for diagnosticada precocemente, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de desejo e desempenho sexual.

Anemia transforma-se em leucemia

Mito. A leucemia causa anemia, devido à diminuição na produção de células sanguíneas. Quase todas as crianças que têm leucemia apresentam anemia. Mas nem todas as que têm anemia vão desenvolver leucemia. A anemia tem diversas causas como desnutrição ou sangramento crônico, que na maioria das vezes não é perceptível.

O câncer tem cura?

Verdade. Embora a medicina realize sempre, o tratamento individualizado e cada paciente, cada um responde de maneira particular às diferentes terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente, seguindo os tratamentos e acompanhado corretamente.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho