Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Ministério Público também se engaja no Outubro Rosa e recebe o Oncoguia para debate sobre o câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/10/2023 - Data de atualização: 27/10/2023


No dia 24 de outubro, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) realizou uma roda de conversa online com o tema “Olhar ampliado sobre o câncer de mama: Direito e Saúde, Tratamento e Prevenção”. O evento faz parte das ações voltadas para o Outubro Rosa. 

A live contou com a presença do presidente da Conamp, Manoel Murrieta, e da coordenadora da Comissão de Mulheres da Conamp, Deluse Amaral e da mediação pela  assessora especial da Conamp e vice-presidente da AMPEP, Fabia de Melo Fournier.

Além deles, também participaram a procuradora de Justiça do Amapá, Ivana Cei, o médico oncologista Max Senna Mano e a mastologista Rosemar Macedo Rahal. A coordenadora de Advocacy do Oncoguia, Helena Esteves, esteve presente no encontro representando o Oncoguia. A presidente da instituição, Luciana Holtz, também participou por meio de um vídeo. 

Em sua fala, a presidente da ONG reforçou a importância de uma atenção especializada para o câncer de mama, uma “causa próxima de todas nós”, disse. Ela também direcionou a discussão para a necessidade de oferecer qualidade de vida para as mulheres, mesmo para pacientes com a doença avançada, para que vivam mais e melhor. 

Além disso, Luciana também menciona os desafios de acesso à mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos e de adesão para as com mais de 50 anos, que não passa de 30% no Brasil. Também foi dado destaque ao atraso na disponibilidade de drogas para pacientes de câncer de mama avançado já aprovadas pela Conitec. 

Por sua vez, Helena Esteves contribuiu com a discussão avaliando como organizações da sociedade civil e associações de pacientes, como o Oncoguia, servem de termômetro para a efetividade dos serviços públicos de cuidado ao câncer. “Por estarmos próximos aos pacientes podemos avaliar de forma mais fidedigna como está a jornada das pacientes na prática e podendo auxiliar na construção de políticas públicas que atendam aos desafios e obstáculos enfrentados na prática”, afirmou. 

A coordenadora do Oncoguia também ressaltou que o câncer merece uma prioridade entre as diferentes pautas de saúde porque é a principal causa de morte entre as doenças, além de também estar entre as mais incidentes. “E isso se estende à questão orçamentária para que ações mais efetivas em relação ao câncer sejam possíveis.”

A roda de conversa foi transmitida pelo canal de Youtube da Conamp e está disponível na íntegra aqui.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive