Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Mês de conscientização do mieloma múltiplo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/03/2020 - Data de atualização: 23/03/2020


Cuidados multidisciplinares contribuem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Apesar de ser o segundo câncer de sangue mais frequente no mundo¹, a enfermidade ainda é pouco conhecida e seus sintomas são confundidos com sinais de envelhecimento

Março é o mês de conscientização sobre o mieloma múltiplo, data instituída pelo International Myeloma Foundation (IMF) para promover o conhecimento sobre a doença, alertando sobre os seus sinais e sintomas, visando o diagnóstico mais precoce.

O mieloma múltiplo é o segundo câncer de sangue mais frequente no mundo¹ e acomete, principalmente, pessoas com mais de 60 anos². A gravidade da doença está relacionada ao padrão de crescimento e sintomas, como dores ósseas e cansaço, que costumam ser confundidos com outras patologias³, comuns com o avançar da idade, retardando o diagnóstico.

Os principais sintomas são dores nos ossos, anemia, insuficiência renal, fadiga e fraturas³. O diagnóstico gera impacto nos mais diversos âmbitos da vida do paciente. "Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, nutricionista, geriatra e fisioterapeuta, por exemplo, pode promover uma melhor resposta ao tratamento e proporcionar mais qualidade de vida em qualquer estágio da doença", afirma a onco-hematologista Dra. Danielle Leão, Pesquisadora Clínica em Neoplasias Hematológicas na A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A especialista explica ainda que pelo aspecto psicológico, o choque no momento do diagnóstico pode gerar sentimentos como apreensão, desânimo e não aceitação. Por isso, é extremamente importante que o paciente e seus familiares busquem apoio externo, mantenham-se informados e em contato com profissionais que possam apoiá-los. Aliado a isso, adotar uma alimentação adequada e uma rotina de exercícios físicos, com orientação dos profissionais médicos, compõe um conjunto de iniciativas importantes na promoção de um quadro clínico positivo.

"Apesar da doença não ter cura, o avanço da medicina traz uma nova perspectiva para os pacientes, que conseguem cada vez mais ter uma melhor qualidade de vida", conclui a especialista.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502) (NYSE:TAK) é uma empresa global baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Líder biofarmacêutica, a empresa tem sede no Japão e seu compromisso é trazer uma Saúde Melhor e um Futuro Mais Brilhante para pacientes do mundo inteiro, traduzindo ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia, Neurociências e Doenças Raras. Também fazemos investimentos de P&D específicos em Terapias Derivadas de Plasma e Vacinas. Nosso objetivo é desenvolver medicamentos altamente inovadores que fazem a diferença na vida das pessoas, avançando na fronteira de novas opções de tratamento: aproveitamos nosso sistema colaborativo de Pesquisa e Desenvolvimento para criar um pipeline robusto e diversificado para diferentes modalidades. Nossos funcionários também abraçam o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, trabalhando com nossos parceiros na área da saúde em aproximadamente 80 países e regiões.

Para outras informações, visite: http://www.takeda.com

Referências

1. International Myeloma Foundation Latin America [Internet], Mieloma Múltiplo: segundo tipo de câncer sanguíneo mais frequente no mundo. Disponível em: http://www.myeloma.org.br/conteudo_detalhes.php?conteudo=eventos&id_conteudo=752. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

2. Instituto Oncoguia [Internet], Mieloma múltiplo, câncer raro, que atinge idosos. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/mieloma-multiplo-cancer-raro-que-atinge-idosos/10683/42/. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

3. Portal Abrale [Internet],Manueal Abrale: Mieloma Múltiplo - Sinais e sintomas. Disponível em: https://abrale.org.br/docs/manual-mieloma-multiplo.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

Fonte: Segs Saúde

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive