[MELANOMA] Fábio Luiz Baldassin

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Fábio Baldassin - Olá! Meu nome é Fábio Luiz Baldassin, tenho 52 anos de idade, atuo profissionalmente como Advogado na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo. Sou espirita, atuante desde 2006, por pura escolha, atuando como palestrante, semanalmente, em São Bernardo do Campo.
 
Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?
 
Fábio Baldassin - Foi em novembro de 2011, em um dos vários retornos que fiz a Dermatologista. Resolvemos fazer uma biopsia em uma pequena mancha em meu nariz. Cerca de 5 dias depois, chegou o resultado. Logo em seguida a Dermato me ligou, solicitando minha presença em seu consultório, quando então revelou o diagnóstico de MELANOMA.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico ? O que sentiu?
 
Fábio Baldassin - No mesmo dia em que fiquei sabendo do diagnóstico, minha esposa tinha terminado seu tratamento de quimioterapia que durou cerca de 16 meses por conta de um câncer de mama. Confesso que desde o momento em que o câncer de mama foi diagnosticado na minha esposa, sempre pensei que tal ocorrência poderia um dia acontecer comigo, ou seja, fatos e situações que nos colocam de frente para outra realidade da vida.
 
Pois bem, eu senti... Agora é comigo! Sou eu + Deus = Fé.
 
Ter fé é acreditar no que não existe fora de você. Você que está lendo este texto, já deve ter lido em algum texto evangélico a palavra TESOURO, a qual foi citada por Jesus em suas pregações. O Homem era realmente inteligente!
 
A palavra "Tesouro” não foi por acaso, pois todo tesouro está bem escondido e isto não é diferente com nossas melhores qualidades, ideias e valores, pois estão muito bem enterrados e poucos querem procurá-las ou melhor, caça-las!
Assim, lá fui eu de novo caçar um novo tesouro, agora por mim mesmo! Como me senti ? Caçador de mim!
 
Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?
 
Fábio Baldassin - A maior preocupação eram os efeitos colaterais dos tratamentos, pois iriam atingir o trabalho e a familia.
 
Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?
 
Fábio Baldassin - De uma certa forma foi rápido. Após 10 dias do diagnóstico marcamos consulta com Dr. Ivan e após um exame clínico detalhado disse-me que a mancha era bem pequena, com chance de ser apenas superficial, ou seja só na pele, com poucas possibilidades de contaminação na corrente sanguínea.
 
Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?
 
Fábio Baldassin - Fizemos a cirurgia retirando o tecido danificado e ao mesmo tempo uma pequena plástica. No momento da cirurgia foi realizado a investigação no linfonodo sentinela no pescoço. O resultado da biopsia foi negativo, portanto não faço nenhum tratamento, apenas filtro solar, principalmente na região atingida pelo melanoma.
 
Instituto Oncoguia - Como era a sua relação com o seu médico?
 
Fábio Baldassin - Dr. Ivan é um profissional muito atencioso e cheio de paciência, o que me deixa bastante seguro na relação.
 
Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?
 
Fábio Baldassin - Saber e sentir que não estamos sozinho. É preciso se deixar sentir! Sentir o carinho de todos que estão ao seu lado.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje ? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.
 
Fábio Baldassin - Minha vida logo depois da cirurgia voltou ao ritmo normal. É uma pena que talvez não possa mais surfar, pois desde os 13 anos de idade sempre surfei e a exposição ao sol é desaconselhável, porém as boas lembranças nunca ficarão na sombra! Em relação ao trabalho, minha rotina também voltou ao normal e o plano é continuar com as conquistas e sobre tudo estreitar o vínculo com a vida.
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
 
Fábio Baldassin - Informe-se. A informação é fundamental para o fator psicológico, e este fator influencia em nosso corpo e emocional. Se você acredita na espiritualidade invista e, se sentir medo e dúvida, não esqueça, ore e sobretudo sinta e preste atenção no efeito da oração em você, assim sua fé cresce.
 
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
 
Fábio Baldassin - A informação é o mapa que lhe dará o caminho. Siga as informações e quando for preciso mudar, não tenha medo: mude! Cada paciente guarda um acometimento bem diferente de outro.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?
 
Fábio Baldassin - Eu tinha algumas informações sobre o melanoma, porém o importante para o paciente é também respeitar seus limites. Não adianta querer ser um oncologista em 48 horas.
 
Por exemplo: eu sou o tipo de pessoa que muita informação pode me colocar em um circuito de dúvida prejudicial e altamente inquietante, razão pela qual as informações que busquei foram aquelas que na prática podiam ser usadas no meu dia a dia e as quais sentia necessidade de ter.
 
Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?
 
Fábio Baldassin - Soube do Instituto Oncoguia há pouco tempo, porém vejo este trabalho como um verdadeiro portal de esperança para os pacientes, pois o trabalho dos profissionais do Instituto é realizado com amor e dedicação.
 
Há preocupação em fazer com que os pacientes e a população em geral saibam como lidar com a doença e o tratamento, ao mesmo tempo, prevenir aqueles que não foram atingidos, acrescentando, à todos nós, informações que não teríamos sem a ajuda do Oncoguia.
 
No Oncoguia temos a oportunidade dividir nossas lutas, mudanças, vitórias. Aqui o paciente não chora, ele fala, ele não guarda, divide, ele não só olha, mas experimenta. Aqui o paciente é a bola da vez!
 
Instituto Oncoguia - Antes do câncer você costumava cuidar da sua pele, protegendo-se do sol, por exemplo?
 
Fábio Baldassin - Não. Na verdade só passei a usar filtro solar após os 30 anos de idade, quando então já tinha retirado, por micros cirurgias, 5 carcinomas. O sol deixou algumas tatuagens!
 
Instituto Oncoguia - E hoje?
 
Fábio Baldassin - Hoje uso filtro solar e creme hidratante constantemente, literalmente acabei ficando "liso”!
 
Instituto Oncoguia - Maio é o Mês da Conscientizaçãosobre Câncer de Pele. Você poderia deixar um recado de conscientização para os nossos leitores, principalmente aos homens, que em muitos casos relutam em proteger-se?
 
Fábio Baldassin - Pessoal, estamos em 2012! O filtro solar está para a pele assim como a camisinha esta para o sexo USE, ABUSE E SE LAMBUSE! Hoje há ótimos filtros, os quais tem rápida absorção e até mesmo com base, ou seja não deixam o rostinho do "bonitinho” branco!
 
Por fim, agradeço os profissionais do Oncoguia por dar espaço para que eu compartilhe meu conhecimento. Que Deus nos abençoe e que possamos deixar Ele nos abençoar!                 
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho