[MELANOMA] Andrea Panessa

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Andrea Panessa - Meu nome é Andrea Panessa, tenho 39 anos, sou solteira, moro com meus pais e minhas maiores paixões são minhas sobrinhas. Sou formada em Pedagogia e Marketing, mas atualmente tenho um Ateliê de lembrancinhas de festas.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer de pele?

Andrea Panessa - Sempre tive a pele muito clara e nasceu uma pintinha no meu antebraço, bem pequena, como um pingo de caneta. A princípio não dei importância pois não tinha características diferentes. Procurei o dermatologista por insistência do meu padrinho após uns três meses. Retirei a pinta alguns dias depois no próprio consultório do dermatologista.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Andrea Panessa - Quando fui buscar o resultado não tinha ideia da seriedade do problema. O médico pediu que eu procurasse um oncologista o mais rápido possível pois foi diagnosticado um melanoma. Fiquei muito preocupada pois não imaginava que aquela pintinha pudesse ser um câncer, mas ainda assim só fui ter a dimensão do caso quando passei pelo oncologista.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?

Andrea Panessa - Não acreditei que pudesse estar com câncer aos 34 anos, não sentia nada, era tão jovem, achei que pudesse morrer! Comecei a procurar informações e cada site que eu entrava me deixava mais apavorada com os casos que eu via. Nunca tinha feito cirurgia, a ideia de anestesia e tratamento me deixaram sem chão.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Andrea Panessa - Fiz os exames pré cirúrgicos e em uma semana fiz a cirurgia. Foi feita a limpeza do local do melanoma com uma boa margem de espaço e retirados alguns linfonodos sentinelas da axila para análise. Graças a Deus não estavam atingidos. Sofri bastante com a cirurgia, coloquei dreno na axila e tive muitas dores.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Andrea Panessa - Completei 5 anos do meu melanoma agora em Março e isso é motivo de muita comemoração, pois esse é o período de atenção mais crítico pós diagnóstico. Agora faço exames anuais além de passar protetor solar diariamente e observar com atenção cada sinal do meu corpo.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Andrea Panessa - Como não precisei de tratamentos complementares o mais difícil foi a cirurgia e o pós cirúrgico. Fiquei 3 meses sem dirigir, fiz muita fisioterapia, me afastei do trabalho e das minhas atividades cotidianas. Precisei de ajuda para atividades simples como lavar o cabelo.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Andrea Panessa - Tive muita sorte em ser encaminhada para o IPC Instituto Paulista de Cancerologia. O Dr Ricardo Antunes é o cirurgião, um médico muito competente. Meu oncologista clinico é o Dr Hezio Jadir Fernandes Jr, meu anjo da guarda, além de competente é um ser humano especial. O IPC é um instituto completo onde encontro psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social... Maravilhoso!

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Andrea Panessa - Sim, todas no IPC, as meninas da fisioterapia são muito carinhosas. A assistente social Bernadete também me ajudou muito pois tive que me afastar do trabalho e ela me orientou quanto ao procedimento do INSS.

Instituto Oncoguia - Na sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Andrea Panessa - Acho que, a princípio a notícia, e no decorrer, as limitações que você tem em função dela. Acho que além do físico o lado emocional fica bem abalado. Além de ser jovem e ter que enfrentar o medo de ter um câncer, precisei deixar toda minha rotina, me afastar do trabalho, da academia e dos amigos. Tive algumas decepções nessa época com relação a amizades, mas também muitas surpresas de pessoas queridas.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Andrea Panessa - Minha família, amigos, médicos e acima de tudo minha fé! Minha vontade de viver!

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Andrea Panessa - Foi durante meu acompanhamento que descobri um câncer de mama. Fui fazer exames e quando tinha um ano do diagnóstico do melanoma surgiu o carcinoma de mama. Um não tinha relação com o outro, mas foi como se estivesse levantando de um tombo e recebesse outro.

Dessa vez foi mais agressivo, passei por quimioterapia, radioterapia, cirurgia e ainda tomo remédios e faço acompanhamento. Em função de tudo isso revi muitos conceitos e agora valorizo muito mais as pequenas coisa. Hoje resolvi abrir um Ateliê, trabalho com minha mãe e sou muito mais tranquila.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Andrea Panessa - Tenha fé! Acredite na sua cura e não desanime. Acho que mais de 50% é a nossa vontade de vencer. Procure informações, mas não leve aquilo como regra, cada caso é um caso e o mais adequado é perguntar ao seu médico. Siga direitinho o tratamento.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Andrea Panessa - Fundamental, mas como disse anteriormente, é preciso peneirar muito o que se lê.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Andrea Panessa - Sim. Pela internet, blogs e com meus médicos.

Instituto Oncoguia - Maio é o Mês de Conscientização do Câncer de Pele. Você poderia deixar um recado de conscientização para os nossos leitores?

Andrea Panessa - Câncer não tem idade, nem tom de pele, não escolhe dia nem horário! Portanto é importante que façamos a nossa parte.Temos a obrigação de nos prevenir e cuidar da nossa saúde.

O uso do protetor solar é essencial todos os dias, na cidade também e não só na praia. Deve ser reposto a cada duas horas e nos horários de sol forte devemos evitar a exposição.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho